sábado, 9 de agosto de 2008

Quais os requisitos para a realização do divórcio em Cartório?

Atenção! a partir de 18/03/16, entrou em vigor o Novo Código de Processo Civil, modificando a determinação legal constante nessa postagem. Clique aqui para ler a postagem atualizada

Os requisitos para a realização do divórcio por escritura pública (feita no Tabelionato de Notas) estão previstos no artigo 1124-A, do Código de Processo Civil, são:
O divórcio tem que ser consensual, ou seja, os divorciandos precisam estar de comum acordo quanto as disposições que constarão no documento.
O casal não pode ter filhos menores ou incapazes.
Clique aqui para visitar o site da Advogada Ana Lucia Nicolau

28 comentários:

Karla Hack disse...

Sabe que este divórcio tem dado uma boa aliviada no fórum aqui da minha cidade...
Mto mais simples!

;D

bjus

nicestthing disse...

Nunca mais que ouvi falar em divórcios em toda minha vida. o.o

Espero que quando casar (se eu casar), meu relacionamento não entre em crise a ponto de pedir divórcio. .-.

Mayna disse...

Cada dia que passo em seu blog, aprendo mais sobre direito...rs

http://maynabuco.blogspot.com

Fernando Gomes disse...

eventualmente ouço no filmes a expressão "anulação".. existe isso por aqui? ou qual qeria a palavra correspondente?

;D

http://www.andisaidgoddamn.blogspot.com/

Fernando Gomes disse...

como já comentei em quase todos os outros posts, vou nesse de novo..

então.. pra não se divorciar basta não casar. Porque uma hora ou outra acaba acontecendo. Ninguém se aguenta por tanto tempo hoje em dia.

Ana Lucia Nicolau disse...

Oi Fernando, anulação de casamento é outro pocesso.
os requisitos do casamento anulável estão contidos no art. 1550 do Nosso Código Civil.São seis itens um deles é não ter a idade mínima para o casamento.
Você me deu uma boa ideia pra falar em outra postagem...anulação de casamento

Danilo Cruz disse...

Eu não sabia com funciona o divórcio.

Dário Souza disse...

Ainda nao casei,mas se rolar te procuro Ana.xD

hauahauhaaahuaahauahu

Ricardo Thadeu disse...

Divórcio é foda.
O melhor é mancebar e não dar a mínima pra a justiça.

Fabricio disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fernando Gomes disse...

obrigado pelo esclarecimento da dúvida..

e com certeza seria um bom assunto para um post futuro
;D

May disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lucas Soares disse...

Esse assunto é tão triste.
O divórcio é realmente algo lastimoso, e que é causado muitas vezes por uma união em que não há amor! E que não é feita pelo consentimento de Deus.
E também a falta de diálogo...
=)

www.esperaemdeus.blogspot.com

Morgana e Marcelle disse...

eu já sabia de algumas coisas que você disse, agora a parte dos filhos não,
bom saber :)

abraços,

Jeff McFly disse...

O divócio em cartório eliminou um grande mal existente na Jutiça Bresileira: Morosidade!

Ah.. e trabalho para o pessoal dso cartórios judiciais civis.. =P

Abraço e vamo que vamo!

Anônimo disse...

Muito bom seu blog gosto desse tipo de assunto procurei saber muito sobre isso pois meu pai se separou de uma mulher a muito tempo atrás e ela queria dizer que nao, mas estao resolvendo na justiça

RUBENS CORREIA
www.blgodorubinho.cjb.net

Alice Daniel disse...

Importante essa tua iniciativa de colocar a disposição de todos, assuntos e soluções que não se tem acesso.
Parabéns!

...Lady_ Lene... disse...

Olá Ana..Bem vc passou no meu blog,então vim lhe responder...Eu acho q me perdi num amor completamente errado...Isso machuca muito,mas é como c fosse uma droga...

Bem a respeito de seu blog..Parabéns...

Bjs

Ana disse...

Obrigada pela visita no redescobrindo sao paulo!
Sempre que quiser saber das novidades, dê uma passadinha lá!

Flá Absolut disse...

Anaaaaaa..... divórcio é um assunto delicado heim!!!! E eu que nem casada fui ainda huahuahauahuah

Meu namorado é divorciado, quem sabe ele casa de novo

( eu troquei de namorado sabia huahauha, não é mais aquele que trampava num bar, é OUTROOOOO, e estou super feliz!!!!! )

bjssss

greatdj disse...

Cada vez mais o divórcio vem aumentado.
E não sei porque é tão difícil, não sei se não entendo muito sobre o assunto e acho meio complicado, mas poderia ser simplificado

Erich disse...

Quando me divorciei ainda não tinha isso ... teria sido muito mais fácil.

Homenzinho de barba mal feita disse...

Desse modo, é muito mais simples realizar o divórcio, não tem tanta burocracia como antigamente...

Bjos!!!

Douglas Lopes disse...

Matéria interessante, principalmente pra quem se encontra numa situação parecida, abraços!

Me prestigie com sua visita =]
http://recomendandosites.blogspot.com/



-----------------------------------------------------
Se você precisa de um discador super rápido, estável,que não caia toda hora e que além disso lhe dê muitos prêmios, então vc precisa conhecer o CresceNet

Mais detalhes em:

www.cresce.net/site/home.asp?id=253013
ou
www.douglaslopes.20.01.zip.net

RibeiroM disse...

moro no exterior, meu "marido" no brasil. posso pedir anulação sem ter que ir ao Brasil? casamos no brasil, tenho o sobrenome dele e quero tirar. ja estamos separados a mais de 2 anos, aliás quase 3. como posso fazer? obrigada
mairamribeiro@gmail.com

janio disse...

Como observado no texto, há muita lógica no divórcio.

Pelo seu site dá para se ter uma idéia do porque algumas pessoas sofrem tanto com a lei, é o desconhecimento, a falta de informações.

Texto exclarecedor.

Bjs

Principe Encantado disse...

Desburocratizou bastante.
Abraços forte

Marcus Vinicius disse...

Muito bom! Eu não fazia idéia de como funcionava esse processo!
Abraços