quarta-feira, 1 de outubro de 2008

O que é parentesco por afinidade?


Parentesco por afinidade é a ligação jurídica existente entre pessoa casada ou que vive em união estável com os ascendentes, os descendentes ou irmãos de seu cônjuge ou companheiro.
Apenas o parentesco por afinidade na linha reta (ligação por ascendência ou descendência) não acaba com a dissolução do casamento ou da união estável. Permanece a afinidade entre sogro(a) e nora ou genro, padrasto/madrasta e enteado(a). Assim, não existe ex-sogro ou ex-sogra, expressões comuns nas conversas informais.
O parentesco por afinidade entre cunhados acaba com a dissolução do casamento ou união estável, estando, os mesmos, aptos para o casamento após esse fato.
O nosso Código Civil trata do assunto no artigo 1.595 e seus parágrafos, conforme a seguir.
"Art. 1.595. Cada cônjuge ou companheiro é aliado aos parentes do outro pelo vínculo da afinidade.
§ 1º O parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes, aos descendentes e aos irmãos do cônjuge ou companheiro.
§ 2º Na linha reta, a afinidade não se extingue com a dissolução do casamento ou da união estável."

41 comentários:

Thatha disse...

Eu não sabi disso não..
pra mim não tinha diferença...
parabéns pelo blog

30 e poucos anos. disse...

Realmente é estranho falar ex-sogra e ex-cunhado ... até pq não vai mais ter contato.

R.P.S. disse...

eu nunca fui bem nessa matéria no colégio! kkkkk

Vincent disse...

Não consigo imaginar como sobrevivi até hoje sem saber disso, sério.

Danilo Cruz disse...

Interessante, nem fazia idéia.

Frank Morgan disse...

òtimo blog,camarada
Apesar do template está um pouco desorganizado por causa da divulgação do auncio na página inicial!

Sorte e sucesso

Lucas Soares disse...

De fato eu jávi muitas pessoas usando os termos e ex-sogro(a), e não sabia que pela justiça era diferente!
=)

http://esperaemdeus.blogspot.com/

HoneyBee disse...

Nem o código civil torna a família uma coisa simples. Toda família é complicada! rs

Karla Hack disse...

Isto me lembrou da faculdade!!
Úm quadro deste teria me ajudado muito...

hehehe

;P

bjus

jαnα ¦D disse...

Eu não sabia dessa...eu era uma que usava "ex-sogra" hAUhuahUAHuhauHAUhau

Abraços.
='-'=

http://nerdezasaleatorias.blogspot.com/

Vinny disse...

É sempre bom saber coisas novas, não sabia muito bem disso.

Abraço!

Leonardo disse...

Também não sabia disso....
Interessante o post....

Abraços!

princesa disse...

Desculpe mas eu não entendi muito bem não...Não pode ter ex-sogra,mas pode ter ex-cunhado? que confuso.
www.garrafaaomar.zip.net

Luiz Carlos disse...

Vou copiar o quadro, tudo bem?^^
Tõ precisando muito ler sobre esses assuntos, realmente o post me tirou duvudas

Abraço

Net Esportes disse...

puxa, então continuo sendo sobrinho do ex-marido da minha tia !!!!! realmente eu não sabia disso !!!!!

http://netesporte.blogspot.com/

Marcelo disse...

Caramba, e eu nem sabia que cunhado era parente...
rs
rs
Achei que fosse agregado.
Abs

Hugo Simões disse...

Não sabia disso! achei muito legal o blog, principalmente eu que estou começando com Direito agora..
:D

Tђαммy disse...

Muito informativo o Blog! Gostei
=)
Abraços

PequenAprendiz disse...

Aiai... Isso me faz lembrar as aulas de direito de família hehehe
Queria agradecer o carinho da Rosangela que visita meu blog, mas quando chego aqui vejo Dra. Ana Lucia
De qualquer forma, muito obrigada pelo carinho.
Um beijão

Siiih :* disse...

eu quero ser advogada *-*

http://ananicolau.blogspot.com/

Márcio Ribeiro disse...

Eu já tinha aprendido sobre isso na faculdade, muito embora não concorde, no meu caso por exemplo, eu ja estou então com 2 sogras... q horror!!! rsrs

abraço,
http://comideiaseideais.blogspot.com

Bruno disse...

Ana, muito legal e muito esclarecedor teu blog.

Adorei!

Um abraço

Plynio Lp disse...

ai moça, confessoq ue nao consegui intender muita coisa sobre parentesco por afinidade nao...
mas gostaria de te parebenizar pelas 1000 visitas/dia...
ja vim aki algumas vezes e me sinto parte disso...
huahuahuahua


parabens

Ellen Regina - facetasdemim disse...

Muito interessante mesmo... Então quer dizer q a minha relação com a minha sogra é mais eterna do q a com meu marido?

ahauhauahaauhaauhaau
deixe ambos saberem disso!
ahauhauahauahauauhu

Márcio disse...

Bem burocrático o sistema por aqui, bom para os estudantes de direito!.

Fabio disse...

legal, acho mt interessantes essas coisas sobre parentesco

carla m. disse...

Sabe Ana, eu pesquiso História da Família e me foi impressionante perceber que as mesmas normas da Igreja Católica antes da laicização do Estado no Brasil permanecem na nossa legislação...

Ex é pra vida toda, mesmo quando a lei diz que não é ex... sogra é uma figura mitológica e o fato da figura jurídica não ser dissolvida com o divórcio esclarece muitos ditos populares, hehehe.

parabéns, como sempre um delícia passar por aqui!

abraço,

Cíntia Mara disse...

Não sabia disso. Sempre pensei que existisse ex-sogro, etc.

All3X disse...

Essa eu já sabia...
Mas continuo achando muito estranho. Mas temos qeu aceitar assim...

Evan The Scarlet Angel disse...

Ter uma sogra já é ruim,agora imagina não tendo ex-sogra xD

Vanessa disse...

então cunhado é pra sempre??
meu "ex-cunhado" que não descubra isso!!! hahahaha
achei que fosse só um agregado, e não familia...rsrsrs

Viviane Righi disse...

Eu não conhecia esse termo. É sempre bom aprender coisas novas e interessantes!

Mente disse...

Sogra é pra sempre...kkkkkk.

Adorei o blog! Muito bom ter alguem coom conhecimento para estar popularizando estas informações, as vezes, um detalhe básico faz toda diferente.

Parabéns, pela iniciativa.

Se puder dê uma passadinha no

Coerência Contraditória
http://coerenciacontraditoria.blogspot.com

Tata disse...

Parabens pela sua iniciativa, mais eu não gostei de saber que a ex-sogra e o ex-sogro do meu marido, iram continuar sendo sogra e sogro dele para sempre, não concordo com esta afinidade de parentesco...

Fábio C. Martins disse...

Porra, dessa eu não sabia... acho que dormi demais nas aulas de Direito Civil.. :S

Beijos

Mário Sérgio disse...

Quer dizer então que o cara se separa da mulher e continua com a sogra ?

Marcelo A. disse...

Mais uma coisa que você me propiciou conhecer...

Valeu!

¢áh disse...

Manter relacionamneto com ex-sogro é brabo!
Mas a idéia de ter um parentesco por afinidade é boa para repartir a herança com um conjuguê não reconhecido!

QUALIDADE DE VIDA disse...

Então ela ainda é minha sogra? Tô lascado!

Principe Encantado disse...

Uma ótima orientação, e colocada as devidas diferenças.
Abraços forte

Anônimo disse...

Isso é muito interessante e pouca gente tem conhecimento. Antes de se escolher o cônjuge é preciso pensar na sogra, porque o marido pode até virar ex, mas a sogra...