quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Quais os direitos dos condôminos no condomínio em um prédio comercial ou residencial?



O Nosso Código Civil, no artigo 1.335, indica quais são os direitos do condômino, no condomínio em um prédio residencial ou comercial, da seguinte forma: 
"São direitos do condômino:
I - usar, fruir e livremente dispor das suas unidades;
II - usar das partes comuns, conforme a sua destinação, e contanto que não exclua a utilização dos demais compossuidores;
III - votar nas deliberações da assembléia e delas participar, estando quite."
Clique aqui para visitar o site da Advogada Ana Lucia Nicolau

34 comentários:

Henrique Junqueira disse...

Muito interessante seu blog...Achei-o bem ao contrário dos outros!Esse assunto de advocacia-advogada é realmente muito interessante...e difícil também...rsrsrs.Mas Parabéns pelo seu blog.Parece até que vc construiu uma "sociedade" ou uma "iniciativa".Continue assim

http://footballclube.blogspot.com/

TransGreSSivaS disse...

Bom saber Doctora!
Posso andar em todas as dependencias do cond onde eu moro?
muito boa a explicação!

obg
e vá no meu
tem um post interessante lá!

http://transgressivas.blogspot.com/

Pablo disse...

Aqui no meu condomínio está com problemas, pois foi realizada uma "assembléia geral" só com o zelador e os síndicos e imporam novas regras sem o conhecimento do pessoal... alguns reclamam e outros preferem ficar submissos..

http://sombradaamendoeira.blogspot.com/

Floradas de amor disse...

Eh um blog esclerecedor, de utilidade pública mesmo, gostei!!!
Vou voltar pra conferir sempre :)
Isso sobre condomínios me interessou, moro em um :)

Cleidemar disse...

Direitos a gente sempre quer, mas seguir os deveres não..aqui é assim..tem gente sempre dizendo que esta no seu direito, mas nunca cumprem seus deveres.

Hugo Ceregato disse...

Poxa, são só essas mesmo ou você fez um super-resumão?
Enfim, as levarei comigo, pois provavelmente voltarei a ser condômino numa dessas partes da minha vida....
Acho que seu blog é o mais útil dentre os que eu visito; em termos políticos..

Þ€đŘǿ disse...

Nunca precisei estar nessa situação, graças a Deus! Mas tenho amigos que são condôminos, indicar-lhes-ei o seu blog, que é muito bom e explicativo... PARABÉNS! =)

Gabriela disse...

Gostei muito do seu blog. Tudo muito caprichado e bem explicado, meus parabéns!
Muito sucesso para você e seu blog!

Sr.BarraBlog disse...

Muito útil o blog.. esse post, especificamente, eu ja entendo bem do conteudo. Meu pai é sindico do predio dele, eu q tive q imprimir essas coisas pra botar no quadro de avisos.

E tambem teve uma reunião a pouco tempo sobre mudar a fachada do predio, uma coisa que eu não sabia é que se a cor original da janela é verde, você nao pode pintar de azul. A não ser que todos concordem, ou que todos mudem para a mesma cor.

muito interessante.

Oitentando disse...

Retribuindo a visita.
Já tive a oportunidade de conhecer seu blog outra vez e concerteza é muito útil!
Continue com esse ótimo trabalho que você nos passa através do seu blog,concerteza você é uma ótima profissional pelo que pude conferir por aqui!
Abraços!

Rui disse...

É sempre bom estar informado :)
O blog é muito bom!!!

Pablo disse...

Já havia comentado aqui antes, mas ...

Agora resolveram fazer uma assembléia aqui, depois das reclamações da "última"

http://sombradaamendoeira.blogspot.com/

Guerreiras Vencedoras disse...

olá Ana Lúcia,
conseguimos acesar seu blog, ainda bem!
Há muito tentamos incansavelmente lhe achar.
Primeiramente, parabés pelo seu site e por esse blog, muito bons.
Gostaríamos de firmar parceria com seu blog, e também gostaríamos de lhe pedir, que se gostar de noddo blog e de nossa causa, que nos ajude.
Obrigada
Lua
Superando abusos
http://superandoabusoss.blogspot.com/

Guerreiras Vencedoras disse...

sua idéia é boa. Não esqueça de avisar os blgos que linkar.
Nossa campanha é bem mais complexa, será um mes postando sobre violencia, serão várias equipes e cada equipe deverá postar 2 dias na semana( pré-definidos pelos lideres de cada equipe) e sobre temas também pré definodos ( por mim, líder da campanha)
mais informações em nosso blog
http://superandoabusoss.wordpress.com/
http://superandoabusoss.blogspot.com e em meu e-mail pessoal se preferir
amigos.dani@hotmail.com
estou indo dormir, estou internada em um hospital e preciso descansar
gravidez de risco devido a anos de estupro
atenciosamente
Daniela ( Lua)
superandoabusos

Guilherme Bandeira disse...

Muito útil seu blog...parabéns!

www.olhaquemaneiro.com.br

Amisadai disse...

humm bom saber disso :D

http://cabruncoo.blogspot.com/

Deka Silva disse...

Seu blog é de UTILIDADE PÚBLICA!!!
Parabéns!

Rebeca disse...

as veses é complicado morar em prédio.
sucesso pra tí com teu blogg.

Tayná Guedes disse...

interessante..morei em condominio residencial e muitas dessas leis não eram respeitadas lá....bom saber....
gostei da sua iniciativa...
bjuss
http://taynalu.blogspot.com/

Leco Viana disse...

Boas dicas. Sempre que passo aqui encontro-as.
Abraço!

Leiliane Lopes disse...

Olá doutora, eu não moro em prédios, mas com essa orientação posso informar minha irmã. Será útil pra ela.
Tenho uma dúvida quanto ao atendimento de advogados há quase dois anos processei por danos morais a pessoa que me atropelou em novembro de 2005 e até agora não tive nada de resposta. A advogada que contratei só enrola, nunca deu nenhum parecer. Sendo que o processo criminal movido pelo estado foi bem rápido. O que devo fazer? é normal demorar tanto? ainda não tive nenhuma audiência além do processo criminal.

Obrigada.

Alice Daniel disse...

Eu tive problemas com uma vizinha por causa do meu cachorro.
Mas fui atrás dos meus direito e da lei que regulamenta a permanência deles.

Flá Romani... disse...

Ana Fofaaaaaa, tem selinho pra vc no meu blog. Bjsssss

Matheus disse...

Mto bom...
Fui aprender de direitos civis na na faucldade, axo que as escolas deveriam aborda mais esse tema.

Visite: www.sosucessofm.blogspot.com

¢auê. disse...

Mto interessante seu blog...eu penso em fazer direto
parabéns ;*

Viviane Righi disse...

Olá, Ana Lúcia!
Gostaria de sugerir um tema para um próximo post, que seria os DEVERES DOS CONDÔMINOS.

Infelizmente, as pessoas só querem saber dos seus direitos, sem se importar em cumprir seus deveres.

Tenho percebido isso claramente por ser síndica do prédio onde moro. Fizemos um regimento interno contemplando um conjunto de regras que privilegiam o bem estar de todos e estamos conseguindo um bom resultado, sem a necessidade de intervenções exageradas. Mas existe um prédio em frente ao meu onde determinados moradores estão passando dos limites em relação à "lei do silêncio', chegando a incomodar TODOS OS MORADORES DO MEU PRÉDIO. O que poderíamos fazer numa situação dessas? Uma carta ao síndico do outro prédio, por exemplo? Pois acredito que falar diretamente com os autores poderia soar como motivo para muitas provocações posteriores.

Estamos completamente extressados com essa situação, pois o incômodo começa sempre por volta das 22h e só termina lá pelas 3:00h da manhã!!!! É um pessoal totalmente desprovido de bom senso, limites e até mesmo educação, pois não pensam que estão incomodando outras pessoas. Se puder dar um conselho, seria de grande valia!

Abraços, Ana Lúcia!

Ana Lucia Nicolau disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Lucia Nicolau disse...

Oi Viviane, obrigada por sua sugestão de assunto para potagem.
Na verdade, ja existe uma postagem falando sobre os deveres do condômino, publicada em 30/11/08, clique no tema Condomínio que aparecerão todas as postagens relacionadas ao assunto condomínio.
Quanto ao seu prédio vizinho barulhento, acho uma boa ideia você fazer pedido por escrito ao síndico, para que ele verifique ...

Viviane Righi disse...

Obrigada, Ana Lúcia!

Amanda disse...

Muito bom seu blog. Parabéns! Eu queria saber se há alguma regulamentação específica quanto a barulho em predios comerciais. Um vizinho de sala no predio comercial em que trabalho insiste em colocar música alta todos os dias e durante quase o dia inteiro, incomodando a mim e outros condôminos. O que poderíamos fazer, além de conversar com o síndico?

Jânio disse...

Um belo texto, muito útil para quem está procurando seus direitos de condômino.

ABÇs

Principe Encantado disse...

Amiga muito boa a orientação, muitos estão condôminos estão precisando desta orientação.
Abraços forte

erickfigueiredo disse...

Ana, eu prefiro não participar das reuniões do condomínio, pois só me aborreço... Pago e pronto. Sei que estou errado, mas quando chego em casa quero é descansar.

Anônimo disse...

Ana por favor me responda deixar a bicicleta da visita no condominio é ou não responssabilidade do condominio? M. Celia lima
Celia-costureira@hotmail.com
Bjs.