sexta-feira, 6 de março de 2009

Quem são os herdeiros necessários?


Para começar, é importante destacar que são herdeiros necessários todos  aqueles que participam do processo sucessório, tendo direito à sua parte na herança, mesmo contra a vontade do testador, quando há testamento.
Nesse sentido, o nosso Código Civil, no artigo. 1845, indica que são herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge

Indo um pouco mais além, o artigo 1846, do nosso Código Civil indica que pertence aos herdeiros necessários, de pleno direito, a metade dos bens da herança, constituindo a legítima.

visite a pagina no facebook https://www.facebook.com/analucianicolau

Ana Lucia Nicolau é advogada desde 1993, atuando nas áreas cível, família e das sucessões.
Atualmente, o escritório de advocacia de Ana Lucia Nicolau está localizado na Avenida Ibirapuera nº. 2.907,conjuntos 718/719, CEP: 04029-200, Moema, São Paulo/Capital, Telefone (11) 5096-4600.

36 comentários:

Moderador█▄▄▄█▄▄▄█ disse...

Não concordo, com está posição, creio que filhos não devem brigar, lutar dou mesmo ter direitos a herança, e sim o testador deve escolher quem é merecedor de tais bens.

PHeu* Liz disse...

Olá colega, venho da comunidade de blogueiros do Orkut comentar o teu blog-site!
Pois bem, verifiquei que teu blog é informativo e tem foco para pessoas leigas estarem informadas, não é? Muito bem, parabéns e sucesso com as causas judiciais!
Sobre o comentário acima publicado, faço algumas considerações! O moderador não pode confundir herdeiros legitimos com testamentários!
Legitimos são descendentes (não são apenas filhos, como netos e etc), ascendentes (os pais do de cujus), cônjuge supérstite e parente colateral até o 4 grau.
Há diferença legal entre herdeiros, vez que não é da cultura do brasileiro deixar testamento! Dos bens 50% é reservado à legitima (aos herdeiros necessários) os outros 50% pode ser distribuido em testamento a quem o morto estabeleceu enquanto vivo,...
=*)

Wander Veroni disse...

Opa! Essa discussão de sucessão de herença ou bens sempre dá briga de família...hehehe...cruz credo!
Abraço

Jééh disse...

Adoto a politica do não deixar herança alguma/isso so traz brigas e blábláblá|

eu não deixarei nada concerteza.kkk

Eu amo a E.Y. disse...

Oi Ana Lucia, muito legal achar o seu blog na comunidade do Orkut. Tudo a ver comigo, um jornalista fracassado e desempregado. Revoltado com o mercado de trabalho, comecei a cursar direito neste semestre. Tive a minha primeira semana de aula. Sinto que seu blog me será bastante útil nesta nova empreitada.

Beijos!

http://eu-amo-a-ey.blogspot.com/

Millena Moderadora disse...

Parabéns pelo blog.
Se puder,visite o meu.
TE CUIDA!! bOM FIM DE SEMANA PRA TI!

Toninho disse...

Essa hístória de herança éh complicada... tem gente que nem esfriou aiinda no tumulo e jah tem muitos brigando pelos bens... axu que deveria ser, tão somente, decisão do testador.

O blog tah maneiro !
visita o meu:
www.tonblogando.blogspot.com

amandaedalete disse...

Eita! Momento polemico aqui...
Tem que ficar com o que mereçe, essa é a questão.

Piink Funky disse...

Aiii eu devo ser a mais nova a estar comentando aki, nao entendo muito de advocacia, e nem pretendo ser advogada :D quero ser publicitaria e poder aceitar os pedidos da MTV \o

http://umolharnegro.blogspot.com/

apesar de eu ser lesadinha, meu blog é legal :D

Felype disse...

acho que os filhos devem lutar sim
ele tem direiito!

http://netculpada.blogspot.com/
aceito parcerias!
Acabei de atualizar

palavras ao vento disse...

essa storia de herança sempre prova discordia...mas o bom e que quase tudo se resolve...

http://verdadesentrementiras.blogspot.com/

Jana Cambuí disse...

Essa coisa de herança gera cada problema... É até bom esclarecer, mesmo.

luiz disse...

esse negocio d discurção de herança e bens, sempre da briga

se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/

Toninho disse...

Comentei anteriormente sobre esse mesmo tema, e deixo uma dica: atualize mais vezes seu blog... ele eh muito bom, e merece mais novidades !!!
visita o meu:
www.tonblogando.blogspot.com

apanhadogeral disse...

Eu adoro ler essas coisas sobre direito. Não é minha área, mas sempre achei muito interessante essas coisas de batalhas judiciais, tribunais...
Abraço

30 e poucos anos. disse...

Herança é sempre confusão e briga !!!

Dário Souza disse...

Bastante útil.

Gisela Melloso disse...

Acho que o testador deve dizer a quem é a herança po!!
Mais um ótimo post

Abraçãooooo

Joshua disse...

Essa discussão é muito dificil!

Net Esportes disse...

eu acho isso bom, evita uma possível injustiça do testamento.....

douglasfert disse...

Eu tava vendo por estes dias que alguns advogados pedem para perícia dizer quem morreu primeiro em um acidente com um casal sem filhos.
A ideia é ver quem morreu primeiro, passou a herança para o outro e assim... a família deste outro é quem tem direito a herança.

É cada uma...não?

Rafael disse...

estou começando no curso de Direito, não vi isso à fundo ainda, mas ja sei que tem muitos casos conflituosos.

Meu professor fala que a herança que os pais devem deixar aos filhos é a Educação. A herança Material não deveria ser fruto de tantos prblemas.

Lucas Soares disse...

Nossa!
Eu pensava que o testador poderia privar quem ele quizesse de receber a herança!
Bom saber!

BLOGDOED disse...

E quem são os herdeiros DESnecessários? hahahahahaha


Ah, agora sério, tenhouma pergunta: Vc diz em descentes, mas e quando é enteada ou enteado?

Giullianne Vicente disse...

Muito interessante e útil seu site, já está nos meus favoritos.
Se puder , dá uma olhadinha no meu.
Bom domingo bjs

Principe Encantado disse...

Muito boa a informação, mais que mesmo assim é uma briga danada se é.]
Abraços forte

amigodcristo disse...

Quando existe respeito pelo testador e bom senso familiar tudo sai bem, mas quando é uma familia problematica, afortunada tamto de bens materiais e ganância.. ai complica.. paz Dr ana..!!

(MERCURIO)Deusana disse...

Gostei pela informção, depois quero tirar uma dúvida em relação ao filho adotivo

abraço
Deusa

Anônimo disse...

graham cliff faithfully envisioning mgregistrar bentylol aromaticity intends jefferson copa varmas
semelokertes marchimundui

Anônimo disse...

recebi notificação extra judicial, direito de preferencia, o imovel esta em inventario, notifiquei que tenho interesse, e solicitei para quem depositaria o valor do imovel, mais não houve responsta ja 60 dias , o que devo fazer, depositar no inventario em nome do inventariante.

Lisboa disse...

Na Inglaterra é obrigatorio, ter um testamento, e assim a cada imovel, ou Bem adiquirido, deve ser laçado no testamento,sendo assim, a pessoa escolhe para quem vai deixar,:=
independente de grau de parentesco, como testamento oque vale é a vontade da pessoa!!

Luis Ari Roliano Vieira disse...

me criei com uma familia desde 3 anos de idade e sai aos 18 quando fui para o exercito,os pais adotivos se assim posso dizer,faleceram a 3 anos agora faz mais de 30 anos que estou fora de casa ou seja tenho 48 anos,tenho direito a herança,foi feito inventario,não me deram nada ja que sou doente e invalido,posso requerer alguma coisa ou fica por consideração deles.
aguardo retorno
atenciosamente

luis ari roliano vieira

Anônimo disse...

Oi,gostei do seu blog,atualize sempre vai ajudar muita gente como eu. beijos

Anônimo disse...

Gostei do su blog, tire minha duvida, genro com nome sujo pode atrapalhar venda de imovel de herdeiros. Obrigado

Marilia Tasso disse...

Esse tema gera discussão, já vi muitas brigas de família por conta de herança, e olha que nem era grande coisa...

Anônimo disse...

gostei muito realmente tirei minhas duvidas.