segunda-feira, 11 de maio de 2009

O que é propaganda enganosa?




O nosso Código de Defesa do Consumidor, no parágrafo 1º, do artigo 37, determina, com clareza, o significado de publicidade enganosa, da seguinte forma:
"É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços."

Clique aqui para visitar o site da Advogada Ana Lucia Nicolau

49 comentários:

Uriel disse...

aeee uma postagem muuuito util \o/
nao sei se tu seguiu minhas dicas, mas admito que entendi melhor dessa vez :D


meio que falou minha lingua, gostei.
Parabéns, colega blogueira :D

Rubens disse...

Olha essa postagem é bem válida pois esse é um assunto que preocupa muito o consumirdor, vivemos sendo bombardeados por propaganda de empresas querendo empurrar seus produtos de qualquer jeito.

Nos dias de hoje qualquer promoção nos faz desconfiar, principalmente com essas operadoras de celular ou cartão de crédito que cobram preços exorbitantes com promoções mascaradas.

Parabéns gostei muito do assunto, a sociedade precisa discutir isso para não ser ludibriada precisamos buscar nossos direitos.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net

Nanny disse...

Olha só que curioso. Eu estava comentando ontem a noite sobre este assunto com meu namorado. Eu também sou advogada e ele é publicitário de formação.

Muito bacana seu blog! parabéns

Lady T disse...

Gostei muito do post!!
Realmente, os consumidores devem estar atentos a isso.

Lidianne Andrade disse...

eu escuto tanto o termo e nao sabia o que é
boa definição essa

Tata disse...

Seu blog está muito legal e de utilidade também. Parabéns!!!

Pensadora xD disse...

Muito interessante seu blog, Tem muitas dicas parabens, continua a escrever. Se der passa no meu http://pensadoraxd.blogspot.com/

Aline Dias disse...

ou seja, um travesti.

ahahah

Marcelo Ribeiro disse...

Muito útil, mesmo. Aí perguntaria, o que poderíamos fazer em caso de sermos lesados neste crime? Por que propagandas enganosas, estamos sempre tendo problemas a respeito... Parabéns pelo blog!!! Sucesso!!!

seuvicio disse...

"A felicidade mora aqui" - pra mim deveria ser propganda enganosa tbm qqer indução de que vc será mais feliz comprando merda na loja x q na loja y. O mesmo vale para dizer q "Aqui tem mais economia" - que entidade comprova essa afirmação? Mas são questões mto tênues para uma sociedade que sequer preza a ética como valor fundamental...

Moniquetudybom disse...

isso acontece sempre.Só que os consumidores por se habituar a não denunciar acosntumam as empresas na prática dessa infração.

Bruno disse...

Bem Informativo.Blog Bem Bacana


http://cafeholandes.blogspot.com/

Airton disse...

eii
td a ve com minha area
to estudandu publicidade
bem interessante sua ideia de posta sobre isso aki

veja o inicio da lista de melnhores cenas de filmes
http://publicandobr.blogspot.com/

Rehtse Arbacam disse...

Será que posso processar as Casas Bahia?
Não sei se reparou nesse fato interessante, mas os preços dos produtos nunca mudam, veja por exemplo a máquina de lavar, vem promoção, vai promoção e ela custa R$999,00 e até mesmo com a redução do IPI ela continua com esse mesmo preço e anunciada em promoção!

Mauro disse...

propaganda enganosa?
Claro Internet 3G.

Gúh! disse...

Estou sempre atento quanto à isso, se a esmola é demais o santo desconfia !

alê disse...

parabens pela iniciativa

nellita disse...

oi (:
o comentario nao vai sair muito decente pelo sono.Mas eu gostei do blog e do post atual.realmente,é um interesse geral.

Márcio disse...

E vemos vários exemplos de propaganda enganosa no dia-a-dia.
.
Uma loja de venda de celulares em minha cidade estava fazendo uma promoção onde vc rodava um disco e ganhava um brinde (caneta, chaveiro) ou um celular. Aqueles que ganhavam o celular eram encaminhados para dentro da loja onde só poderiam retirar o prêmio mediante assinatura de plano pós-pago de celular.
.
Sou estudante de direito e farei várias pesquisas aqui no seu blog. =)

receitas 24hrs disse...

bonito site

Vinícius Coelho disse...

MUito bom o blog... Informativo e de fácil leitura.
Parabéns.

neriojunior disse...

MUITO BOM! A PUBLICIDADE POR VÁRIAS VEZES É ABUSIVA, AS VEZES NÃO É ENGANOSA MAS OMITE MUITA COISA!

Leuzinhu® disse...

Parabens pelos posts. Ja estao sendo muito uteis para mim. Abraços!

Natanael Garcia disse...

estou colocando seu blo na minha lista. Gostei do conteúdo e também gostaria de ter mais contato com pessoas dessa area, devido a alguns projetos pessoais que tenho.

Bom, sobre a postagem sobre propaganda enganosa. Essa é uma situação até complicada, já que as pessoas não estão acostumadas a reivindicar seus direitos. O problema não esta na propaganda enganosa e sim na omissão. O jeito é na hora de adquirir algum produto ou serviço vc gravar a ligação, salvar em algum lugar e se der problema, processo neles.


Uma perguntinha: voce é formada em direito pra que área????

De uma passadinha no meu blog depois.

http://blogdotel.lifespace.com.br

Sucesso com o blog.

♪ Viíh disse...

• Opâ . Blogger bastantê interessantê e muiito útil a sociiedadê . Parabééns ;)

Luxus disse...

Muito legal, eu como estudante de marketing tenho que ouvir todo dia isso! rs

Cáah disse...

legal sua postagem.
Informação util pra nos consumidores, pois isso é o que mais acontece.
bjoos

http://caahentrenos.blogspot.com/

luciana disse...

muita gente ainda cai no conto do vigário porque foi dito uma coisa na TV ou no cartaz e quando vao ver é outra.

Sou publicitária e vejo que é um cuidado que a empresa deve ter e o consumidor, mais ainda, pois senão a empresa vai se aproveitar mesmo.

planetadablogueira disse...

O pior é que isso é tão comum hoje em dia...

Tchezar disse...

Ainda bem que existem diversos órgãos como o procom e o conar que agem em pró dos consumidores. Porque do jeito que o mundo anda falso, se não existissem regulamentações, seríamos enganados o tempo todo.

Roni SkyDiver disse...

Olha eu denovo, assim que tiver algo sobre cobrança da taxa de fidelidade se possível me avisa pls

Maurício Moreira disse...

muito gostei muito util

Wander Veroni disse...

Oi, Ana!

Essa informação é importante ser divulgada para que as pessoas possam cobrar o seu direito qdo se sentirem prejudicadas por meio de propagandas que não condizem com o que foi anunciado.

Abraço

30 e poucos anos. disse...

" quer pagar quanto ? " não era uma propaganda enganosa?
Vai nas casas bahia e oferece 10 reais na TV de LCD de última geração pra ver se vc compra !!!!

Fábio Flora disse...

Será que a gente poderia incluir a propaganda política nesse item? Abraços e sucesso com o blog!

Fabricio bezerra da guia disse...

propagandas de brinquedos colocam os brinquedos se mechendo sozinhos ou crianças vivendo realmente as aventuras que o brinquedo proporciona,Isso é propaganda enganosa?isso por que as crianças não sabem diferenciar o que real direito,mas os adultos é que compram

Mauro disse...

propaganda enganosa: CLaro 3G

Rubens disse...

É muito bom que reforçe isso pois muita gente não tem conhecimento sobre seus direitos, e essa eu acho que é a era da propaganda enganosa, estamos sendo bombardeados todos os dias por esse tipo de coisa.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net

Mara disse...

Nós que trabalhamos com publicidade e marketing temos que estar atentos a todo tipo de comunicação feita. E muitos acabam esquecendo ou mesmo faltando com respeito ao consumidor por não
Parabéns pelo blog, muito bom, consegui tirar muitas duvidas sobre outros assuntos também.

Júlia R. disse...

Sempre ouvi falar muito mas não conhecia bem, adorei saber a respeito!

Andrea Vaz disse...

Ana... Bem interessante este assunto sobre propaganda enganosa.

Tem um presentinho pra vc no meu blog!

Tenha um lindo dia!

30 e poucos anos. disse...

a propaganda política é um alvo enorme para a propaganda enganosa

Plutonauta disse...

uma das maiores sacanagens que tem

Clecia Nunes disse...

>Propaganda Politica =(Propaganda enganosa), mas só se engana quem quer. Politica Sinonimo de FALSIDADE.
..é tanto que os politicos fazem de tudo p ganhar seu votO de uma forma ou de outra, deixam o preconceito de lado, que a maioria tem. ... pude observar em uma revista, que uma candidata a Prefeita do Estado de SÃO PAuLo no ultimo ano de eleição, ela fez questão de cumprimetar uma " estatua MAnequim"... fala sério, logo percebeu que não era de verdade e começou a rir. Nossa, mas que ridicilo, qro dizer que, eles cmprimentama tudo e a todos sem saber o são ou deixam de ser, querem apenas ganhar votos fazendo sua própria propaganda enganosa.
...falo de preconceito por que quando eles nada são... eles são eles e mais ninguém.. tipo... se um pedinte, um andarilho chega perto deles os mesmo tem medo... mas em epóca de eleiçãi e eles querem ganhar votos, daí fazem o que podem e o que não podem, podem... querem na verdade se mostrar... o que na realidade não são.

me entende?

Generalizando, é incrivel como as pessoas se enganam...
E no mais, p mim não existe propaganda enganosa. pq só se engana quem quer. rs

Minako disse...

Hoje fiquei muito triste porque fui no Extra e vi uma propaganda que dizia "Compre 3 produtos Seda. Válido para toda a linha Seda." Para participar de um sorteio a um carro. Comprei 3 xampus.Aí no Atedimento disseram que tinha que ser 3 produtos diferentes. Fui vítima de propaganda enganosa.

vitor disse...

Oi Ana, eu tenho uma pequena dúvida, talvez vc saiba me responder, entendi sim os critérios para se configurar propaganda enganosa, porém, quero saber, por exemplo,se a etiqueta com o preço do produto na prateleira pode ser considerado uma propaganda? Obrigado.

Anônimo disse...

Kkkkk

LETÍCIA CASTRO disse...

E quais são os mecanismos para a gente provar a propaganda enganosa, Ana? Fiquei com a mesma dúvida que o amigo Vítor. Acho que merece outro post, hein? rs Obrigada e beijos!

Ana Lucia Nicolau - Advogada disse...

A prova é a própria publicidade enganosa. Normalmente, a publicidade do produto ou serviço é feito em vários veículos. ...Vale qualquer um que demonstre que a publicidade não corresponde com a realidade, por exemplo, a pessoa viu pela TV a propaganda de um produto em promoção, quando foi à loja constatou que a situação não era exatamente como divulgada, e foi lesada em seu direito de consumidor. ...Não será possível provar pela propaganda que viu na TV, mas, com certeza, poderá copiar o mesmo anúncio veiculado no jornal impresso ou pela web. ...registrada solicitação de postagem. ...assim que eu fizer aviso, bj 
11 min