Condomínio - tempo de permanência do sídico na administração - prédio residencial ou comercial Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Condomínio - tempo de permanência do sídico na administração - prédio residencial ou comercial

Últimos Posts

Condomínio - tempo de permanência do sídico na administração - prédio residencial ou comercial

síndico de prédio
Tempo de permanência do síndico administrando condomínio - Foto: Estoque PowerPoint



Sobre o condomínio formado em um prédio residencial ou comercial

Primeiramente, é importante explicar que, o nosso Código Civil utiliza a expressão condomínio edilício para regular direitos e deveres simultâneos de pessoas que dividem o mesmo espaço em um prédio, chamado de edificação vertical; ou seja, prédio residencial ou comercial.

Os direitos e deveres relativos ao condomínio edilício estão previstos nos artigos 1.331 a 1.358, do Código Civil. Nesses dispositivos de lei são colocadas ordens, algumas dessas ordens não permitem variações, conforme vontade dos condôminos; enquanto outras ordens, dão parâmetros, para regulação em convenção condominial.

Prazo de permanência do síndico, na administração de um condomínio, em um prédio residencial ou comercial?

O prazo de permanência do síndico à frente da administração do condomínio é de 02 (dois) anos, podendo ser renovado, conforme previsão na convenção do condomínio.

O nosso Código Civil determina, com clareza, no artigo 1.347:

"A assembleia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a 2 (dois) anos, o qual poderá renovar-se".

Importante destacar que: “O síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembleia, salvo disposição em contrário da convenção”. Essa, é a ordem do parágrafo 2º, do artigo 1.348, do Código Civil".

Final

Por fim, o objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e direta, o tema aqui colocado. 

Nesse blog, também, são publicados textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos

Além disso, também, são publicados textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. 

Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.