sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O síndico pode mandar fazer reparo necessário, mas caro e sem urgência, sem a autorização da assembléia?


O síndico pode mandar fazer reparo necessário, mas caro e sem urgência, sem a autorização dos condôminos em uma assembléia? 



Não, o nosso Código Civil, no parágrafo 3º, artigo 1.341, determina com clareza que:

"Não sendo urgentes, as obras ou reparos necessários, que importarem em despesas excessivas, somente poderão ser efetuadas após autorização da assembléia, especialmente convocada pelo síndico, ou, em caso de omissão ou impedimento deste, por qualquer dos condôminos."

35 comentários:

Bruno disse...

Leis me Apavorão.To Estudando Legislação no Curso q eu to fazendo.
E eu prefiriria levar um chute nos bagos ao invez de ter esta aula...
respeito pácas os advogadas cara.
Decorar lei por lei não eh para qualquer um ^^


http://www.cafeholandes.blogspot.com/

Avassaladoras Rio disse...

Querida amiga avassaladora...Fui sindica nos primeiros anos do predio prevendo as tragedias dos anos que se seguiriam... foi moleza... não tinha nada pra fazer alem de arrecadar e pagar... Hoje em dia é briga de todo jeito, inadimplencia, reparos e outras coisas... nunca mais serei sindica!

Blogueira disse...

É difícil hoje em dia administrar um condominio.
Na teoria a lei é uma, mas na prática é outra.

Bela Salazar disse...

Muito bom o blog, bem instruído, como a autora! :D

David Wanderson - Info Tecki disse...

Pois é, leis são complicadas assim como condominio tem sindicos chatos!

LISON disse...

Saudações!
Amiga,
Seu esclarecimento é muito claro, pois, muitos ainda não conhecem seus direitos!
Parabéns pelo Post!
Abraços!
LISON.

mulherices disse...

Hum, mas "urgência" pode ser um conceito relativo, não? Acho que, nesse caso, a legislação não é muito clara.

Monique disse...

Acho que o problema é o julgamento do que seria uma urgência.

Felipe disse...

legal.

Felipe disse...

Na verdade, acho esses preços do condomínio um absurdo. Eles roubam os seus usuários e muitas vezes não o gastam devidamente!

http://cerebro-musical.blogspot.com
http://twitter.com/cerebromusical
http://twitter.com/felipe_damasio

Fábio Flora disse...

Você quis dizer "sí[n]dico", não? Falando em condomínio, bacana é a série do "Fantástico" sobre o tema. Abraços e sucesso com o blog!

Ana Lucia Nicolau disse...

Oi meus caros leitores, obrigada pelos comentários...
Fabio, realmente quis dizer síndico...obrigada pelo toque...
abs

arash gitzcam disse...

gente como consertar um elevador chamar a assistência técnica não precisa reunir para decidir... interesante.

Fabricio bezerra da guia disse...

eu não moro em contominios ,as é bom eusaber por uqe um dia eu vou morar em um ,quem sabe

Wellington disse...

Legal, assim ninguém tem uma grande conta a pagar assim de surpresa. Quando o assunto mexe com o bolso o clima esquenta! ^^ Ainda não morei em apartamento! Mas, o bom é que já vou me informando! =)

Abraços!

neowellblog.wordpress.com

Vini e Carol disse...

Pô, interessante.
Mostra que o papel do sindico se torna cada vez maior, e de mais responsabilidade.

J. C. David disse...

como não moro em condomínio sei pouco sobre o caso, mas a lei é justa.

Naya Rangel disse...

Nada mais justo ... Ser síndico deve ser bem complicado ^^

Abraços!

Niestévisky o "Grande" disse...

Já passei por aqui algumas vezes, e sempre com satisfação garantida. As informações que encontro por aqui são sempre claras, gosto muito disso. Parabens.

Rafa disse...

Que onda! Mas na pratica o negócio é outro... Ser sindico é fogo em?


http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2009/10/ao-mestre-pelo-dia-dos-professores.html

Maju disse...

nossa, eu sempre achei muito complicado a questão de o que é direto/dever de um síndico, e principalmente o que não é direiro. Como os outros falaram, o quesito "urgência" é muito relatico. Pois o que é um urgênca no 10º andar pde não ser no 1º (como algum conserto de escadas, por exemplos). Mas, como sempre, você deixou tudo muito bem explicado para nós. Adoro seu blog, parabéns!

Esther cyrraia disse...

pena que tem sindicos que fazem vista grossa e so querem saber de torrar dinheiro, hoje o prédio que eu moro é ótimo e muito bem administrado, mas ja morei em um que tive que chamar a polícia pra arrombar cadeado que o síndico colocou na caixa de energia pra poder trocar meu contador...

Gutt e Ariane disse...

Agora saiu uma nova lei se não me engano, atribuindo ainda mais responsabilidades legais ao nomeado sindico! Que aliás, já não era sem tempo!!

revelando-poder disse...

Essa eu não sabia!
Blog com informações importantes.

LADY DARK ANGEL disse...

EU KUASE FUI PARAR NUM CONDOMINIO ESTE ANO,MAS PREFERI MORAR NUMA CASA NORMAL COM QUINTAL E TUDO

Gabrielhn disse...

lei,lei,lei...Na teoria a lei é uma, mas na prática é outra.

Felipe Santos e Camila Alvarez disse...

safado o sindico do meu predio...
vive reformando a merda do piso da garagem....nunca é urgente e nunca tem assembléia....

acho que ele é mais um Maluf

bom saber disso

http://surfinsantoss.blogspot.com/

Karina Costa disse...

administrar um condominio.. não é msm uma tarefa mto fácil..é mtas cobranças e pouco reconhecimento.

Belo blog..

Um bjo.

http://karinacosta1909.blogspot.com/

seuvicio disse...

É, tem q convocar!

30 e poucos anos. disse...

Ainda bem que não pode ... o síndico do meu prédio ja é meio atrapalhado !!!

30 e poucos anos. disse...

Ainda bem que não pode ... o síndico do meu prédio ja é meio atrapalhado !!!

Paty disse...

não é o que muitos síndicos fazem por aí ... é muito bom termos essas informações para não sermos enganados.
parabéns pelo blog, mais uma vez.

Anônimo disse...

Corretíssimo acho isso o mais correto, se for alguma correção emergencial deve mesmo é fazer sme pedir autorização.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.com.br
www.twitter.com/rubenscorreia

Anônimo disse...

Que cumpram com suas obrigações pois os condôminos já gastam dinheiro até demais.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.com.br
www.twitter.com/rubenscorreia

Anônimo disse...

Que se faça o reparo, a maioria não pode pagar por um que não está.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.com.br
www.twitter.com/rubenscorreia