segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

É obrigatória a presença de advogado em um processo no Juizado Especial Cível?




A presença do advogado, em um processo que corre no Juizado Especial Cível, não é obrigatória nas causas de valor até vinte salários mínimos, mas, nas de valor superior, as partes devem estar assistidas por seus advogados.
A Lei 9.099, de 26/09/95, que dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras Providências, determina no seu no artigo 9º:
"Nas causas de valor até vinte salários mínimos, as partes comparecerão pessoalmente, podendo ser assistidas por advogado; nas de valor superior, a assistência é obrigatória."

28 comentários:

Principe Encantado disse...

Bem interessante, será pq nesse juizado é um estagiario que preside?
Abraços forte

CINECLUBE01 disse...

Gostei do blog, pena que não é muito bem a minha "área".

Abrs

Jânio disse...

Olá Ana.

Pelo que eu pude entender, no texto, a juizado especial pode ser uma boa ajuda para o pobre. No caso do rico, até para assistir novelas, ele tem uma advogado de plantão.

ABS

Joselito disse...

Entretanto um advogado sempre tem mais poder de argumentação ....

30 e poucos anos. disse...

Ajuda muito por ser mais rápido em casos de valor pequeno.

SuperPotter disse...

bom... ñ é minha praia mais o blog é de conteúdo interessante!

Meu nome é JD disse...

muito bom seu blog viu?

palavras ao vento disse...

sempre por dentro das leis...isso e bom..saber o que acontece nos tribunais...

Igor Carneiro disse...

É interessante. A justiça ao acesso de todos!

Nova Quahog disse...

já nao era sem tempo!

Cangaceiro Surfista disse...

justiça ao acesso de todos

gostei do que o cara falou

Karina Kate disse...

Muito importante essa informação. Eu não sabia.
*Bjinhos

rattleheadbrasil disse...

Poxa desta eu não sabia, achava que em todas as circunstâncias o advogado era necessário, vivendo e aprendendo!

Rodolfo Soares disse...

Hm... uns 2 anos atrás fui a um Juizado, não levei pq foi de 20 salários minimos :D
Bom saber, na época nao sabia.

Abraços

Will disse...

Interesante é legal ver alguém nessa area blogando e nos mostrandos como funciona a lei em alguns casos
sera que podemos tirar duvidas com você?desculpa não chama de Dra é costuem shaushausuah
www.ruivosuburbano.blogspot.com

Fabricio bezerra da guia disse...

cada vez que vejo seu blog ,aprendo mais sobre direito.parabens

Deane Castro disse...

Gostei daqui, com a sua licença vou guardar em meus favoritos. Nunca é demais term um pouco a mais de conhecimento e o seu blog traz isso pra gente!

degaragem disse...

Bom, não entendi bulhufas, mas deve ser útil pra alguma coisa.

J.B disse...

Bom, seu blog é interessantissimo, principalmente para quem se interessa por Direito como eu, eu sempre apareço por aqui, mais é que como sou um pouco desentendido de certos assuntos prefiro não comentar, mais devo admitir que tenho apredido algumas coisas e isso é sempre bom, parabéns pelo blog que é sim de serviço publico! rs... as pessoas precisam mesmo conhecer direito e deveres melhor nesse país!

kbritovb disse...

blog com certeza ajuda agente a saber um pouco mais das leis desse país.
gostaria de saber sua opinião sobre uma mudança do codigo penal. se num for fugir do assunto do blog

seuvicio disse...

É o JEC, conheço gente que trabalhou neles.

Aristides de Albuquerque disse...

eu num entendi bulhufas²

me desculpe
mas acho q ñ é o texto

é meu celebro q ñ entende, pra mim esse texto é como se tive-se escrito em outra língua

abraço, e o bagulho é loko

Lolita disse...

Posso não entender muito, mas um adnovado presente é sempre bem vindo.

naiara disse...

engraçado eu ter caido logo com o seu blog, convivo com uma advogada, minha mae!^^

Acho sim uma profissao muito legal, é uma das profissoes onde se acham pessoas muito inteligentes, mas nao penso em seguila, minha mae fica decepcionada, mas sei que ela me ama do mesmo jeito...rsrsrsrs.

kris disse...

Seu blog é ótimo, sempre passando informações claras.
Parabéns

Henry Barros disse...

Num entendo nada desses assuntos =P

Arash Gitzcam disse...

n entendo mto dessas coisas de direito, o q sei é q é preciso se ter um conflito ou assunto em pauta primeiro pra depois se consultar e se trabalhar em cima do código...

Luana disse...

adorei mto espero que vc tenha semprea esta habilidade bjo de luana