quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O filho pode tomar posse do apartamento de seu pai que está desaparecido?



Sim, o filho pode tomar posse do apartamento de seu pai que está desaparecido a partir da sucessão provisória do ausente, conforme determina o Código Civil, artigo 30parágrafo 2º, "Os ascendentes, os descendentes e o cônjuge, uma vez provada a sua qualidade de herdeiros, poderão, independentemente de garantia, entrar na posse dos bens do ausente".
Nesse sentido, é importante destacar que o nosso Código Civilartigo 26 determina: "Decorrido um ano da arrecadação dos bens do ausente, ou, se ele deixou representante ou procurador, em se passando três anos, poderão os interessados requerer que se declare a ausência e se abra provisoriamente a sucessão" 
Clique aqui para visitar o site da Advogada Ana Lucia Nicolau

34 comentários:

Solange e Alessandro disse...

Olá,
Estou passando por aqui para convidar você e seus visitantes para conhecerem o meu novo blog o "Escrivaninha do Alê" Será um prazer recebe-los, se possível siga este novo blog, muitas novidades irão acontecer. Obrigado pela colaboração e participação, estou sempre visitando seu blog. Até aproxima.
O endereço do meu novo blog é http://escrivaninhadoale.blogspot.com estou lhe esperando.

Mah disse...

Muito informativo esse blog, serve como serviço público tb já que tem tantas orientações legais.

Bjos

aaspinheiro disse...

Sempre dando dicas, esse blog já existe faz um tempão, desde que tinhas ums 14 anos, hoje estou com 16. e você sempre postando boas dicas aqui, é muito bom saber dos nossos direitos!

http://tonoid.blogspot.com/

Agência PSD Designer Ltda. disse...

LEGAL TEU BLOG... TO SEGUINDO.. SEGUE-ME

LUCRE COM SEU BLOG:
www.psdesigner.com.br/revendedores.php

SIGA-NOS:
www.psddesigner.blogspot.com

joão victor borges disse...

Caramba, que complicado esse caso... Bastante relativo.

Abraço! ;)

http://anpulheta.blogspot.com

Vrilbert Dark disse...

muito interessante, gostei =)

Agência PSD Designer Ltda. disse...

sim, legal, esse detalhe de herdeiros é bem complicado eim... por exemplo... tenho uma prima que seu pai faleceu e nao deixou testamento... ela esta nas terras e casa dele... porém seus outros irmãos que fora embora a anos e nao ajudaram a construir nada ali tem direitos sobre tudo também... mas também eu fiquei sabendo que eles tiveram que pagar uma bagatela de aprox. R$ 8.000,00 para o governo liberar os documentos para os filhos... pô... agente compra um chão, faz uma casa, paga impostos por toda vida.. e ainda quando morre o governo explora nossos filhos... sacanegem eim...

Mayara Moraes disse...

Minha tia será uma futura advogada, parabéns pelo seu trabalho :)

MaahMaurilo disse...

Oi, tudo bem? Começo a fazer faculdade de Direito semestre que vem e achei bem interessante um blog falando sobre a profissão. Estou te seguindo. Se puder fazer o mesmo ficarei grata.
Beijos e parabéns pelo Blog!

Vi e Ouvi Por Ai disse...

Interessante... o que é bom desse blog é o fato de ser bem informativo e que proporciona para as pessoas conhecimentos mais profundos na área do direito...

Beijosss

Vivian

Victor Pagani disse...

É interessante saber o que vocês advogados trabalham :)

[]'s

Nana disse...

Seu blog é extremamente útil. Fiquei sabendo de coisas por meio dele que ninguém nos ensina.

Parabéns

Juh disse...

Blog interessante parabéns!

Jozy disse...

Belo blog...Seguiindo...Meu blog :http://jozy-avilar.blogspot.com/

Asas Negras disse...

Hum, interessante o blog. Esclarecedor!

No Provador, by Amanda Natalino. disse...

É um excelente Informativo este seu blog, muito bom mesmo.
adorei. vou procurar me informar mais por aqui sobre leis.


bjos.

www.noprovadorbyan.blogspot.com

MikaelMoraes disse...

direito é tdo de bom... hj me recinto mto de n ter seguido o caminho q TODA minha família seguiu e ter me enveredado pelas ciencias médicas... hj vejo q o meu verdadeiro talento estava para o judiciario rssss quem sabe um dia

ahhhhh

estamos de post novo, visite-nos, o seu comentário é sempre importante

http://mikaelmoraes.blogspot.com

Carolina Mello disse...

parabens pelo blog , o design tá lindo e organizado , e bastante útil

Sandro Batista disse...

Passsando para dar os parabens por esse espaço espetacular. Várias dúvidas jurídicas podem ser tiradas aqui, e isso é sem dúvida alguma algo de verdadeiramente útil.

Sucesso na carreira sempre!

http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

Kiko Lemos disse...

Caso complicado...

mayara_leto disse...

muito bom seu blog.

Nathacha disse...

Parabéns pelo blog Ana!
Pretendo estudar Direito(sou o divulgador do blog) e vou passar sempre aqui!
http://medicinepractises.blogspot.com/

Mikael Moraes disse...

olá, há novos selos de qualidade disponível para o seu Blog no nosso Blog.

Passa lá e pega, cumpra as regras. Parabéns:

http://mikaelmoraes.blogspot.com

Dih disse...

Muito bom o seu blog.. Otimo conteudo.
http://projetosdeumlouco.blogspot.com/

MikaelMoraes disse...

que tal falar um pouco sobre o direito ao sossego q tanto vem sendo violado pelos nossos vizinhos sem medidas atualmente?

abç

http://mikaelmoraes.blogspot.com

Equipe TM disse...

maneirão hein

EstrupidoBLOG disse...

Muito interessante!

R.Martuchi disse...

bem legal esse blog.. muitas informações úteis. Bem informativo.

Jana Cambuí disse...

Legal o blog, informativo e útil!

Eduardo Peixoto disse...

Pessoalmente, acho o direito uma área de estudo de extrema importância e respeito na sociedade de hoje, e acho que seu blog e site dão uma ajuda para entender diversos segmentos dessa área. Continue com o excelente trabalho.

Countryman disse...

parabens o site é muito util!

carlos roberto disse...

Muito bom o seu blog, Ana Lucia!

Muito interessante e didática a abordagem que você faz aqui sobre a declaração de ausência. A maioria das pessoas, principalmente nas classes mais pobres, desconhece inteiramente o procedimento legal no caso em espécie, o que gera inúmeros transtornos e conflitos.

Um abração e parabéns...

Marcus Rampani disse...

otimo post muito bom !!!

http://futrockmma.blogspot.com/

LUANA disse...

Ana Lucia, considerando o tema ausencia eu tenho uma duvida, vms ver se consegues me esclarecer. No caso do desaparecimento de uma pessoa e esta possui um imóvel alugado. Caso precise entrar com uma acao de despejo, por exemplo, por inadimplemento, quem tem competencia para fazer este requerimento e qual seria a acao cabivel? Pode entrar com o pedido de declaracao de ausencia e na mesma acao pedir para que se faça o despejo ou a cobranca dos alugueis vencidos? Att. Luana