O que quer dizer comoriência? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada O que quer dizer comoriência?

Últimos Posts

O que quer dizer comoriência?

Velório Pessoa Morta
Velório Pessoa Morta



Explicação

Comoriência é instituto jurídico, previsto no Direito Civil, que significa a morte simultânea de duas ou mais pessoas. Nesse sentido, o contexto relativo à comoriência é muito importante, para identificação da forma como devem ser partilhados os bens, deixados pelos falecidos ao mesmo tempo. Isso, quando estiverem envolvidas mortes de pessoas sucessíveis.

Ordem da Lei

O nosso Código Civil determina, no artigo 8º que: "Se dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião, não se podendo averiguar se algum dos comorientes precedeu aos outros, presumir-se-ão simultaneamente mortos".

Informação importante

Assim, por exemplo, em um acidente de carro, morrem ao mesmo tempo um homem casado, que ainda tem a mãe viva e seu filho menor.

Nesse caso, é aceitável que, pela ordem de vocação hereditária, indicada no artigo 1.829, do Código Civil, são herdeiras tanto a mãe do homem como sua esposa, mãe de seu filho menor. Esse raciocínio parte de que, o filho menor era herdeiro de seu pai, mas, como faleceram ao mesmo tempo, o ascendente, ou seja, a mãe do homem falecido, passa a concorrer na sucessão com sua esposa, mãe do filho menor.

Final

Por fim, o objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e direta, o tema aqui colocado. 

Nesse blog, também, são publicados textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos

Além disso, também, são publicados textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. 

Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.