Pessoa, que tem filhos, pode doar um imóvel, seu único bem de valor econômico, para um amigo? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Pessoa, que tem filhos, pode doar um imóvel, seu único bem de valor econômico, para um amigo?

Últimos Posts

Pessoa, que tem filhos, pode doar um imóvel, seu único bem de valor econômico, para um amigo?

Pessoa segurando caixa para doação
Pessoa segurando caixa para doação - Foto: Liza Summer/Pexels

Significado de doação

Primeiramente, é importante explicar que, a doação pura é um contrato em que uma pessoa, por livre e espontânea vontade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens, para o de outra. Ou seja, essa transferência não está vinculada a qualquer obrigação legal ou contratual. O significado dessa espécie de doação está no artigo 538, do Código Civil.

Doação de patrimônio de pessoa com herdeiro necessário

Com efeito, no que diz respeito à doação de patrimônio de pessoa com herdeiro necessário, como, por exemplo, um filho, a regra legal do artigo 549, do Código Civil, protege a parte considerada indisponível, para que o testador possa deixar para outra pessoa.

Assim, é a ordem do artigo 549, do Código Civil: "Nula a doação quanto à parte que exceder à de que o doador, no momento da liberalidade, poderia dispor em testamento". Liberalidade, tem o sentido de dar por livre e espontânea vontade.

Dessa forma, para a situação questionada, a pessoa não pode doar seu imóvel, único bem de valor econômico, em respeito à lei, na preservação da legítima dos filhos.

Nesse sentido, interessante o ensinamento de Maria Helena Diniz na obra “Código Civil Anotado” ao comentar o artigo 549, do Código Civil, da seguinte forma: 

“Nula será a doação apenas o exceder o montante disponível do doador no momento da liberalidade e não no instante d abertura da sucessão, reduzindo-se-lhe até o limite permitido por lei”.

Os Herdeiros Necessários

Com efeito, o nosso Código Civil, no artigo 1.845, indica que são herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge.

Essas pessoas participam do processo sucessório, tendo direito à sua parte na herança, mesmo contra a vontade do testador, quando há testamento. 

Efetivamente, pela ordem do artigo 1.846, do Código Civil, pertence aos herdeiros necessários, de pleno direito, a metade dos bens da herança, constituindo a legítima.

Entendimento

Interessante a reflexão de que, muitas vezes, no dia a dia, algumas pessoas doam seu patrimônio para deixar algum herdeiro em desvantagem financeira; por isso, a proteção da legítima do herdeiro necessário, na situação aqui colocada, é importante, para evitar distorções que causem desvantagem injusta ao herdeiro, no momento do recebimento de sua herança.

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. 

O objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e objetiva, o tema aqui colocado. 

Nesse blog, também, são publicados textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos

Além disso, também, são publicados textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. 

Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

 

3 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.