Pessoas que já foram casadas, mas, estão divorciadas, podem adotar conjuntamente a mesma criança? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Pessoas que já foram casadas, mas, estão divorciadas, podem adotar conjuntamente a mesma criança?

Últimos Posts

Pessoas que já foram casadas, mas, estão divorciadas, podem adotar conjuntamente a mesma criança?


Criança pode ser adotada por pessoas que já foram casadas, mas, estão divorciadas

Adoção. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; pessoas que já foram casadas, mas, estão divorciadas, podem adotar conjuntamente a mesma criança?

Prefere ouvir o conteúdo?



Resposta

A adoção de uma criança pode ser feita por pessoas que foram casadas e estão divorciadas. No entanto, existem condições, que são: 1) acordo sobre a guarda e o regime de visitas; 2) início da convivência entre o casal e a criança durante o casamento; 3) existência de vínculos de afinidade e afetividade. Nesse sentido, o vínculo de afinidade deve ser entre o adotado e a pessoa que não irá ficar com a guarda.  Essa é a ordem do parágrafo 4º, do artigo 42, do Estatuto da Criança e do Adolescente. Além disso, os casais judicialmente separados e os ex-companheiros, também, podem adotar criança, seguindo as condições acima mencionadas.

Informação Interessante

Além disso, sendo demonstrado benefício à criança a adoção deve seguir as determinações do Código Civil, para a guarda compartilhada. Essa é a ordem do parágrafo 5º, também, do artigo 42, do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. Além disso, nesse site o leitor ou a leitora encontra textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique AquiPara visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube Clique aqui.

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo. Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.