Código Civil - Obrigações do mandatário - Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Código Civil - Obrigações do mandatário -

Últimos Posts

Código Civil - Obrigações do mandatário -

quais as obrigações do mandatário?


Obrigações do mandatário. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; quais são as obrigações do mandatário.

Prefere ouvir o conteúdo?



Explicações importantes

Mandatário é a pessoa que recebe poderes de outra, para, em seu nome praticar atos ou administrar interesses. Certamente, é através da procuração que se concretiza essa entrega de poderes. Com efeito, a ordem é do artigo 653, do Código Civil, sobre os significados de mandato e procuração. Assim, manda o artigo de lei: “Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato”.

Resposta

O mandatário é obrigado a aplicar toda sua diligência habitual na execução do mandato. Além disso, o mandante é obrigado a indenizar qualquer prejuízo causado por culpa. Essa culpa, pode ser sua ou da pessoa que recebeu seu substabelecimento, sem autorização, poderes que devia exercer pessoalmente.  Com certeza, substabelecimento é o meio de passar para outra pessoa os poderes recebidos.

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. Além disso, nesse site o leitor ou a leitora encontra textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui. Para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube Clique aqui.

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo. Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.