Impenhorabilidade do único imóvel do devedor - alugado a terceiros - Sumula 486. Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Impenhorabilidade do único imóvel do devedor - alugado a terceiros - Sumula 486.

Últimos Posts

Impenhorabilidade do único imóvel do devedor - alugado a terceiros - Sumula 486.

 

Impenhorabilidade do imóvel alugado do devedor

Sobre a súmula 486 do STJ

Sobre o assunto, a Súmula 486, do STJ, determina que: “É impenhorável o único imóvel residencial do devedor que esteja locado a terceiros, desde que a renda obtida com a locação seja revertida para a subsistência ou a moradia da sua família”.

Precedentes Originários

Nesse sentido dos julgados do STJ que deram origem à essa súmula. Fica aqui destacado a explicação dada no REsp 714515/SP que é: “A orientação predominante nesta Corte é no sentido de que a impenhorabilidade prevista na Lei n. 8.009/90 se estende ao único imóvel do devedor, ainda que este se ache locado a terceiros, por gerar frutos que possibilitam à família constituir moradia em outro bem alugado ou utilizar o valor obtido com a locação desse bem como complemento da renda familiar”.

Legislação mencionada no julgado

A Lei 8.009/90 trata sobre a impenhorabilidade do bem de família e determina, expressamente, no artigo 1º, que: "O imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam, salvo nas hipóteses previstas nesta lei".

Reflexão

Nesse momento, vale o entendimento de que, a impenhorabilidade do bem alugado do devedor, tem o sentido de que, a renda recebida pela locação pode ser indispensável a mantença familiar. Ou seja, garantir que o devedor e sua família não passem necessidade de sobrevivência por conta do pagamento da dívida.

Exceções

No entanto, existem exceções, indicadas no artigo 3º, da Lei 8.009/90, que permitem a penhora do bem de família que são: A) pelo titular do crédito decorrente do financiamento destinado à construção ou à aquisição do imóvel, no limite dos créditos e acréscimos constituídos em função do respectivo contrato; B) pelo credor da pensão alimentícia, resguardados os direitos, sobre o bem, do seu coproprietário que, com o devedor, integre união estável ou conjugal, observadas as hipóteses em que ambos responderão pela dívida;  C) para cobrança de impostos, predial ou territorial, taxas e contribuições devidas em função do imóvel familiar; D) para execução de hipoteca sobre o imóvel oferecido como garantia real pelo casal ou pela entidade familiar; E) por ter sido adquirido com produto de crime ou para execução de sentença penal condenatória a ressarcimento, indenização ou perdimento de bens; F) por obrigação decorrente de fiança concedida em contrato de locação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.