Tempo de convivência do casal - para realização de divórcio Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Tempo de convivência do casal - para realização de divórcio

Últimos Posts

Tempo de convivência do casal - para realização de divórcio

Tirando Aliança
Tirando Aliança - Foto: Cottonbro Studio/Pexels



Existe alguma condição legal, determinando o tempo de convivência do casal, para realização de divórcio?

Não existe condição legal, sobre o tempo de convivência do casal, para realização de divórcio. Nesse sentido, o parágrafo 6º, do artigo 226, da Constituição Federal, ordena,  apenas, que:  "O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio". Desse modo, é permitido o divórcio a qualquer tempo do casamento.

Informação importante

Nesse sentido, a Emenda Constitucional 66/2010, deu nova redação ao artigo 226, parágrafo 6º, da Constituição Federal, que trata do fim do casamento civil, pelo divórcio. Como consequência, deixou de existir a condição de prévia separação judicial por mais de 1 (um) ano ou de comprovação de separação de fato por mais de 2 (dois) anos, para a realização do divórcio do casal.

Fim do casamento

Nesse contexto, vale a pena informar que, sem considerar as ordens legais quanto à pessoa ausente, além do divórcio, o casamento válido só se dissolve pela morte de um dos cônjuges. Essa é a ordem do artigo 1.571, do Código Civil.

Final

Por fim, o objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e direta, o tema aqui colocado. 

Nesse blog, também, são publicados textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos

Além disso, também, são publicados textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. 

Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.