Assessoria jurídica feita por bacharel em Direito Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Assessoria jurídica feita por bacharel em Direito

Últimos Posts

Assessoria jurídica feita por bacharel em Direito



Assessoria jurídica feita por bacharel em Direito

Bacharel em Direito, que é a pessoa que cursou e concluiu o curso de graduação em Direito, mas não é inscrito na OAB, pode dar assessoria jurídica? Esse é o tema dessa postagem.

Resposta

Primeiramente, a resposta é não. O Bacharel em Direito não pode dar assessoria jurídica. Porém, são necessárias outras explicações sobre o tema.

Explicação

Com efeito, é um ato nulo a assessoria jurídica, feita por pessoa que cursou e concluiu o curso de graduação em Direito, chamado bacharel em direito, não realizou exame para possuir inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil. Nesse sentido, é indispensável a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, para possibilitar a assessoria jurídica. Essa é a ordem do artigo 4, da Lei 8906/94.

Informações importantes

São atividades privativas de advocacia:I - a postulação a órgão do Poder Judiciário e aos juizados especiais; II - as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas. Essa é a ordem do artigo 1º, da Lei 8906/94. Além disso, o exercício da atividade de advocacia no território brasileiro e a denominação de advogado são privativos dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Essa é a ordem do artigo 3º, da Lei 8906/94.

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. Além disso, nesse site o leitor ou a leitora encontra textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo.

Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.

Clique aqui para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.