Para o Código Civil, o que é contrato de compra e venda? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Para o Código Civil, o que é contrato de compra e venda?

Últimos Posts

Para o Código Civil, o que é contrato de compra e venda?

 

Para o Código Civil, o que é contrato de compra e venda?

Contrato. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; para o Código Civil, o que é contrato de compra e venda?

Significado de contrato

De forma simplificada, contrato é a formalização de um acordo de vontades, feito entre duas ou mais pessoas, sobre um objeto determinado, criando, modificando ou extinguindo direitos e obrigações. Isso, obedecendo o ordenamento jurídico pertinente. Assim, através do contrato as pessoas, chamadas contratantes, definem a forma como deve ser cumprido o acordo entre elas, através de cláusulas específicas, baseadas na legislação brasileira.

No entanto, dando o sentido exato da lei, o contrato é um negócio jurídico e, como tal, deve seguir as condições estabelecidas no artigo 104, do Código Civil, para a sua validade, que são: I - agente capaz; II - objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III - forma prescrita ou não defesa em lei.

Resposta

Nesse sentido, pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro. Essa é a ordem expressa do artigo 481, do Código Civil.

Informação Interessante

Com efeito, a compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura. Neste caso, ficará sem efeito o contrato se esta não vier a existir, salvo se a intenção das partes era de concluir contrato aleatório. Essa é a ordem do artigo 483, do Código Civil.

O contrato aleatório é a formalização de acordo é baseado em objeto incerto. Assim, os contratantes assumem o risco de que coisas ou fatos futuros, não vinham a existir. Exemplo usual de contrato aleatório é a formalização de compra de produto agrícola antes da colheita. Ou seja, o objeto do contrato é a negociação de safra futura, na incerteza do sucesso do plantio. O Código Civil, prevê o contrato aleatório nos artigos 458 a 461.

Final

Assim, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Além disso, a advogada Ana Lucia Nicolau tem esse site que oferece ao leitor ou à leitora textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui. Para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube Clique aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.