Falta de Pagamento de Pensão Alimentícia - Justificativa do Alimentante Devedor - Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Falta de Pagamento de Pensão Alimentícia - Justificativa do Alimentante Devedor -

Últimos Posts

Falta de Pagamento de Pensão Alimentícia - Justificativa do Alimentante Devedor -

Pensão alimentícia - Quais motivos servem para justificar a falta de pagamento de pensão alimentícia?

Pensão alimentícia. Falta de pagamento dessa obrigação. Medida Judicial solicitando o cumprimento. Esses são os pontos de reflexão dessa postagem. Mais especificamente; quais motivos servem para justificar a falta de pagamento de pensão alimentícia?

Prefere ouvir o conteúdo?



Explicação inicial

Primeiramente, a possibilidade de pedir o cumprimento do dever de pagar pesão alimentícia, está ligada à existência de decisão judicial que determinou essa obrigação. Nesse sentido, a pessoa, que recebe pensão alimentícia, deve promover medida judicial, para recebimento de prestações atrasadas. Com efeito, essa medida judicial segue o procedimento legal próprio. Assim, o procedimento é o do cumprimento de sentença,que reconhece a exigibilidade de obrigação de prestar alimentos. Os artigos 528 a 533, do Código de Processo Civil, determinam a forma como deve seguir esse cumprimento de sentença.

Resposta

Somente a comprovação de fato que gere a impossibilidade absoluta de pagar justificará o inadimplemento. Essa é a ordem do parágrafo 2 º, artigo 528, do Código de Processo Civil. Assim, um bom exemplo de impossibilidade absoluta é a piora, na situação financeira do alimentante, gerada pelo acometimento de doença grave. Como resultado, surge a incapacidade de prover o seu próprio sustento e de cumprir seu dever de alimentar. Além disso, importante destacar que, cabe ao magistrado analisar cada caso concreto e julgar se o motivo apresentado gera, realmente, a impossibilidade absoluta do cumprimento do dever alimentar.

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. Além disso, nesse site o leitor ou a leitora encontra textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo.

Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.

Clique aqui para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.