Locação de Imóvel Urbano. Caução em Dinheiro. O que você precisa saber Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Locação de Imóvel Urbano. Caução em Dinheiro. O que você precisa saber

Últimos Posts

Locação de Imóvel Urbano. Caução em Dinheiro. O que você precisa saber

Potes de Moedas
Potes de Moedas - Fonte: Estoque PowerPoint




Caução em dinheiro na locação de imóvel urbano. Esse é o tema dessa postagem. 

Modalidade de garantia da locação

Primeiramente, é importante explicar que, a caução é uma das modalidades de garantia da locação na locação de imóvel urbano. Nesse sentido, no contrato de locação, pode o locador exigir do locatário as seguintes modalidades de garantia: I - caução; II - fiança; III - seguro de fiança locatícia; IV - cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento. Essa é a ordem expressa do artigo 37, da lei 8.245/91, conhecida como lei do inquilinato.

Formas de caução

Com efeito, a caução poderá ser em bens móveis ou imóveis. Essa é a ordem do artigo 38, da lei 8.245/91. 

Nesse sentido, a caução em bens móveis deverá ser registrada em cartório de títulos e documentos; a em bens imóveis deverá ser averbada à margem da respectiva matrícula. Essa é a ordem do parágrafo 1º, desse mesmo artigo 38, da lei do inquilinato.

Como deve ser feita a caução em dinheiro, para garantia da locação de um apartamento?

A caução em dinheiro, que não poderá exceder o equivalente a três meses de aluguel, será depositada em caderneta de poupança, autorizada pelo Poder Público e por ele regulamentada, revertendo em benefício do locatário todas as vantagens dela decorrentes por ocasião do levantamento da soma respectiva. Essa é a ordem do parágrafo 2º, do artigo 38, da lei do inquilinato.

Final

Por fim, o objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e direta, o tema aqui colocado. 

Nesse blog, também, são publicados textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos

Além disso, também, são publicados textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. 

Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.