Notícia do Judiciário - sobre realização de cirurgia em paciente que está na fila de espera há 7 anos - Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Notícia do Judiciário - sobre realização de cirurgia em paciente que está na fila de espera há 7 anos -

Últimos Posts

Notícia do Judiciário - sobre realização de cirurgia em paciente que está na fila de espera há 7 anos -

 

Símbolo da Justiça
Símbolo da Justiça

Sobre a decisão

Gostei da decisão, tomada pela 2ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, no processo nº 1025860-22.2018.8.26.0562, determinando que a Fazenda Pública de São Paulo e a Prefeitura de Santos realizem cirurgia no joelho de paciente, que está há sete anos na fila de espera, do Sistema Único de Saúde. Foi fixado prazo de 30 dias, para o agendamento do procedimento cirúrgico, sob a pena de multa diária de R$ 500.

O entendimento da decisão

O entendimento é de que, em princípio a observância da fila de espera é o procedimento correto para que todos os pacientes sejam tratados de forma isonômica. No entanto, é necessário crivo de plausibilidade e razoabilidade, a não ser assim, normas de menor grau ou singelos atos administrativos estariam a mitigar, senão a propriamente excluir, direito social que se forja como nítida projeção do princípio cardeal da dignidade da pessoa humana, fundamento do Estado brasileiro.

Além disso, quando a legislação infraconstitucional (o estatuto que organiza a ‘fila de espera’) voltada para implantação das políticas públicas revela-se manifestamente inadequada à concretização do preceito constitucional, parece legítima a conclusão, em ordem a permitir ao magistrado, a adoção de medida que salvaguarde os direitos fundamentados pelo Estado brasileiro.

Divulgação da decisão

A decisão foi divulgada em uma notícia, publicada no site do TJSP, com o título “Justiça determina realização de cirurgia em paciente que está na fila de espera há 7 anos”.

Final

Por fim, essa postagem tem a finalidade de informar decisão judicial, sobre o tema indicado.

Além disso, esse blog oferece ao leitor e à leitora outros textos sobre notícias do judiciário, com o objetivo de informar sobre decisões judiciais. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.