Alienação Parental. Dificultar contato de criança com genitor. O que você precisa saber? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Alienação Parental. Dificultar contato de criança com genitor. O que você precisa saber?

Últimos Posts

Alienação Parental. Dificultar contato de criança com genitor. O que você precisa saber?

Caminhanda de pai com seu filho
Caminhada de pai com seu filho - Foto: Anete Lusina/Pexels


Dificultar contato de criança com genitor – Ato de Alienação Parental

Primeiramente, importante destacar que, a Lei 12.318/10, que dispõe sobre a alienação parental, o parágrafo único, do artigo 2º, prevê alguns exemplos de práticas de alienação parental.

Nesse sentido, dificultar contato de criança ou adolescente com genitor é uma forma exemplificativa de alienação parental, constante no inciso III, do dispositivo legal, aqui já indicado.

Informações Interessantes

Essa atitude, pode trazer prejuízo emocional, pois, para o artigo 3º, da lei que trata da alienação parental, a prática de ato de alienação parental fere direito fundamental de convivência familiar saudável da criança ou do adolescente. Além disso, prejudica a realização de afeto nas relações com genitor e com o grupo familiar. Por fim, constitui abuso moral contra a criança ou o adolescente e descumprimento dos deveres inerentes à autoridade parental ou decorrentes de tutela ou guarda.

Assim, tem cabimento dizer que a pessoa, prejudicada no vínculo com seu filho, pode pedir, perante o Poder Judiciário, reparação por danos, visando a condenação da pessoa que praticou o ato de alienação parental ao pagamento de indenização. 

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. 

O objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e objetiva, o tema aqui colocado. 

Nesse blog, também, são publicados textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos

Além disso, também, são publicados textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. 

Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.