Qual objetivo do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Qual objetivo do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas?

Últimos Posts

Qual objetivo do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas?

Qual objetivo do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas?


Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecida. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; qual objetivo do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecida?

Resposta

O Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas, tem por objetivo implementar e dar suporte à política nacional de busca de pessoas desaparecidas.  Essa é a ordem é do artigo 5º, da Lei 13.812/19. Nesse sentido, a Lei 13.812/19, institui a política nacional de busca de pessoas desaparecidas. Além disso, essa lei, também, cria o cadastro nacional de pessoas desaparecidas. Por fim, essa lei altera o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Busca e localização de pessoas desaparecidas

A busca e a localização de pessoas desaparecidas são consideradas prioridades com caráter de urgência pelo poder público e devem ser realizadas preferencialmente por órgãos investigativos especializados, sendo obrigatória a cooperação operacional por meio de cadastro nacional, incluídos órgãos de segurança pública e outras entidades que venham a intervir nesses casos.

Informação Importante

Nesse sentido, pessoa desaparecida: todo ser humano cujo paradeiro é desconhecido, não importando a causa de seu desaparecimento, até que sua recuperação e identificação tenham sido confirmadas por vias físicas ou científicas. Essa é a ordem do inciso I, artigo 2º, da Lei 13.812/19.

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. Além disso, nesse site o leitor ou a leitora encontra textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo.

Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.

Clique aqui para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.