Quem pode fazer testamento? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Quem pode fazer testamento?

Últimos Posts

Quem pode fazer testamento?

Quem pode fazer testamento


Testamento. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; quem pode fazer testamento e quais ordens legais essa pessoa precisa respeitar, ao manifestar sua vontade, para após a sua morte?  

O Testador

Testador é quem faz testamento. Para o Código Civil, conforme determinam o caput e parágrafo 2º do artigo 1.857 - e parágrafo único do 1.860; pode fazer testamento toda pessoa capaz, maior de dezesseis anos, manifestando sua última vontade, dispondo de seus bens e/ou de outros interesses de caráter não patrimonial, para depois de sua morte.

Possibilidades do Testador -

Nesse sentido, o testador tem duas possibilidades de feitura de testamento, que são: A) Dispor da totalidade ou de parte de seus bens, na inexistência de herdeiros necessários; B) Dispor, apenas, da metade de seus bens, na existência de herdeiros necessários. A preservação da metade dos bens do testador é ordem do parágrafo 1º, do artigo 1.857, do Código Civil.

Garantia do Herdeiro Necessário -

Herdeiros necessários são todos aqueles que participam do processo sucessório, tendo direito à sua parte na herança. Esse direito é certo, mesmo contra a vontade do testador. São herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge. Essa, é a ordem do artigo 1.845, do Código Civil

Legítima do Herdeiro Necessário

Como resultado, a garantia do herdeiro necessário é de recebimento da metade dos bens da pessoa falecida. Esse direito é chamado de legítima do herdeiro necessário. O direito ao recebimento da legítima do herdeiro necessário é ordem do artigo 1.846, do Código Civil.

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Assim, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. Além disso, nesse site o leitor ou a leitora encontra textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui

Clique aqui para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube

Se quiser, compartilhe essa postagem clicando nos botões das redes sociais abaixo.

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo. Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.