Decisão do STJ sobre anulação de registro de nascimento e proteção da paternidade socioafetiva Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Decisão do STJ sobre anulação de registro de nascimento e proteção da paternidade socioafetiva

Últimos Posts

Decisão do STJ sobre anulação de registro de nascimento e proteção da paternidade socioafetiva

Anulação de registro de nascimento e proteção da paternidade socioafetiva


Anulação de registro de nascimento. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; decisão do STJ sobre anulação de registro de nascimento e proteção da paternidade socioafetiva.

Sobre a decisão

Interessante decisão, tomada pela Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça, no REsp 1.829.093-PR, na relatoria da Min. Nancy Andrighi, no sentido de que, divergência entre a paternidade biológica e a declarada no registro de nascimento não é apta, por si só, para anular o ato registral, dada a proteção conferida a paternidade socioafetiva. A decisão foi divulgada, no informativo de jurisprudência do STJ n º 0699.

Caso julgado

O caso julgado é de ação negatória de paternidade, na pretensão de anulação de registro de nascimento, pela ausência de vínculo de consentimento e existência de relação socioafetiva.

Entendimento do julgado

A filiação socioafetiva representa um fenômeno social que, a despeito da falta de previsão legal, foi acolhido pela doutrina e jurisprudência, a fim de albergar os vínculos afetivos fundados em amor, carinho, atenção, dedicação, preocupações, responsabilidades etc.

Como fundamento maior a consolidar a acolhida da filiação socioafetiva no sistema jurídico vigente, erige-se a cláusula geral de tutela da personalidade humana, que salvaguarda a filiação como elemento fundamental na formação da identidade do ser humano. Divulgação da decisão.

Final

Por fim, a advogada Ana Lucia Nicolau tem o blog e o site que oferecem ao leitor ou à leitora textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Clique aqui para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube.

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo. Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.

Se quiser, compartilhe essa postagem clicando nos botões das redes sociais abaixo.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.