ÚLTIMOS POSTS

O que quer dizer o princípio da isonomia?



O princípio da isonomia, presente na Constituição Federal, artigo 5º caput, garante tratamento com igualdade de condições entre as partes no desenvolvimento do processo e na aplicação das leis, independente da posição que ocupam na relação processual. O princípio diz respeito à igualdade substancial que significa a igualdade de condições das partes que estão na mesma posição e situação processual e de forma desigual as partes opostas na posição e situação processual. Uma situação de conferência de igualdade substancial entre as partes pode ser verificada no tratamento diferenciado dado ao Ministério Público e à Fazenda Pública na indicação do artigo 188, do Código de Processo Civil.

Nelson Nery Junior e Rosa Maria de Andrade Nery  comentando o artigo 125, I, do Código de Processo Civil (Código de Processo Civil Comentado e legislação extravagante”, 11ª ed. Página 403), indicam:
Compete ao juiz como diretor do processo, assegurar às partes tratamento isonômico (CF 5º caput). A igualdade de que fala o texto constitucional é real, substancial, significando que o juiz deve tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades.

Arruda Alvim  explica no Manual de Direito Processual Civil” 13ª ed. Página 553.
"Esta igualdade de partes diz-se precipuamente, ou, pelo menos, há de ser formalmente respeitada, no sentido de que sempre aos autores cabem os mesmos direitos e deveres (ônus), e aos réus, da mesma forma. Não quer ela significar, e nem isso é possível obviamente, que o autor tenha num dado processo, exatamente, os mesmos direitos que o réu.
Sem embargo de a igualdade ser praticamente a formal, advirta-se que, na medida do possível, deve-se-á propender pela igualdade substancial, ou seja, um dado autor deve ter as mesmas condições (prazos, oportunidades etc.) que o réu seu antagonista. Na dúvida, ademais,a igualdade substancial deve ser respeitada."

Clique aqui para visitar o site da Advogada Ana Lucia Nicolau

Postar um comentário

Leia antes de comentar:

1. Todos os comentários são lidos, e se possível respondidos.
2. Não serão tolerados comentários desrespeitosos.
3. Se possível comente e compartilhe esse conteúdo com quem goste.

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
Compartilhe essa postagem nos botões abaixo:
header ads