Quem é o pródigo, e ainda, essa pessoa pode ser interditada? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Quem é o pródigo, e ainda, essa pessoa pode ser interditada?

Últimos Posts

Quem é o pródigo, e ainda, essa pessoa pode ser interditada?

Interdição do pródigo
Compra no Cartão - Foto: Estoque PowerPoint


Significado de Pródigo

Primeiramente, é importante destacar que pródigo é pessoa que gasta dinheiro de forma imoderada, desperdiçando seus bens, podendo inclusive, comprometer seu patrimônio.

Efetivamente, a atitude imoderada de lidar com o dinheiro pode acarretar sérios problemas, de ordem emocional e material, não só para o pródigo, mas, também, para terceiros; como, por exemplo, para membros de sua família. 

É possível a interdição do pródigo?

O pródigo está sujeito a curatela; ou seja, é possível ocorrer a declaração de incapacidade do pródigo, para a prática de determinados atos da vida civil. Essa, é a ordem do Código Civil, artigo 1.767, inciso V.

O motivo que possibilita a interdição do pródigo é, justamente, o risco dessa pessoa comprometer seu patrimônio, pela forma imoderada de gastar seu dinheiro.

Nesse sentido, é a ação de interdição a medida judicial que visa declarar a incapacidade da pessoa, para administrar seus bens e, se for o caso, para praticar atos de sua vida civil.

Assim, a pessoa que sofreu interdição, fica sujeita à curatela. O curador é a pessoa que exerce a função de curatela, para a proteção da pessoa e dos bens do interditado.

A interdição do pródigo só o privará de, sem curador, emprestar, transigir, dar quitação, alienar, hipotecar, demandar ou ser demandado, e praticar, em geral, os atos que não sejam de mera administração. Essa é a ordem do artigo 1.782, do Código Civil.

Final

Dessa forma, a lei responde à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta.

Com certeza, o único objetivo desse texto é conseguir esclarecer as dúvidas dos leitores, de forma clara e direta.

Além disso, nesse blog, os leitores encontram outros textos sobre ação de interdição de uma pessoa. Assim, para saber outras informações interessantes sobre esse assunto Clique Aqui.

4 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.