Código Civil - O devedor sempre é obrigado a pagar juros de mora? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Código Civil - O devedor sempre é obrigado a pagar juros de mora?

Últimos Posts

Código Civil - O devedor sempre é obrigado a pagar juros de mora?

O devedor sempre é obrigado a pagar juros de mora?


Juros de mora. O devedor é sempre obrigado a pagar? Essa, é a questão dessa postagem.

Prefere ouvir o conteúdo?



Explicação Inicial

Primeiramente, o atraso no cumprimento de uma obrigação gera o dever de pagar juros de mora. Nesse sentido, quando os juros moratórios não forem convencionados, ou o forem sem taxa estipulada, ou quando provierem de determinação da lei, serão fixados segundo a taxa que estiver em vigor para a mora do pagamento de impostos devidos à Fazenda Nacional. Essa é a ordem do artigo 406, do Código Civil.

Resposta

Sim, o devedor tem sempre a obrigação de pagar juros de mora. Isso, mesmo que não seja alegado prejuízo. Nesse sentido, o pagamento de juros de mora é referente, tanto às dívidas em dinheiro como às prestações de outra natureza. Na consequência de fixação de valor monetário por sentença judicial, arbitramento ou acordo entre as partes. Com efeito, essa é a essência da ordem do artigo 407, do Código Civil.

Final

Dessa forma, a lei responde à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. Além disso, a advogada Ana Lucia Nicolau tem esse no blog que oferece  ao leitor ou à leitora textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique AquiPara visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube Clique aqui.

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo. Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.