O que é contrato de adesão, para o direito do consumidor? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada O que é contrato de adesão, para o direito do consumidor?

Últimos Posts

O que é contrato de adesão, para o direito do consumidor?

Assinatura de documento - Foto: Pixabay/Pexels

O Contrato de Adesão

O significado de contrato de adesão, na relação de consumo, está, expressamente, previsto no artigo 54, do Código de Defesa do Consumidor.

Assim, é a ordem do artigo 54, do Código de Defesa do Consumidor: "Contrato de adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo". Nesse sentido, são exemplos de contratos de adesão: de cartões de crédito e de planos de saúde.

Explicação Importante

Com efeito, pela ordem da lei, o consumidor não manifesta sua vontade sobre cláusulas já feitas pelo fornecedor de produtos ou serviços. Assim, a parte mais importante do contrato é feita pelo fornecedor. Não existe a troca de ideias entre o consumidor e o fornecedor sobre os temas já fixados. Dessa forma, o consumidor assina o contrato de adesão, já sabendo que, não haverá mudança na ideia principal do contrato, mesmo sem concordar com algum item; no entanto, é aceitável a conclusão de que, a assinatura do consumidor em um contrato de adesão corresponde à sua aceitação, quanto às cláusulas redigidas, unilateralmente, pela outra parte.

Reflexão

Dessa forma, vale a reflexão de que, quanto ao contrato de adesão, a lei consumerista não corresponde ao que se espera, quanto a proteger o consumidor de prejuízos, na aquisição de produtos e serviços, ao permitir, expressamente, a formulação de um contrato com cláusulas estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo. 

Final

Assim, o artigo 54, do Código de Defesa do Consumidor e as explicações, aqui dadas, respondem à pergunta feita nessa postagem. Qualquer outra informação irá além do limite da resposta.

Por fim, nesse são postados textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo, com o objetivo específico de esclarecer dúvidas do cidadão comum, de forma clara e direta. Assim, para saber outras informações interessantes sobre esse tema Clique Aqui.

 Observação

Por fim, o objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e direta, o tema aqui colocado. 

Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.