Evicção. O que significa? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Evicção. O que significa?

Últimos Posts

Evicção. O que significa?

Sobre Evicção


Evicção. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; o que é evicção?

Resposta

Evicção é a perda total ou parcial, pelo adquirente, da posse ou propriedade de um bem, através de decisão judicial, em razão do reconhecimento de que, a propriedade desse bem pertence a outra pessoa e não ao alienante, com omissão, no contrato, de existência de alguma incumbência ou compromisso de alguém, no momento da aquisição desse bem. Alienante é a pessoa que transmite o bem ao adquirente. Adquirente é quem entra na posse ou tornar-se proprietário do bem.

Informação Interessante

Nesse sentido, conceito formulado por Maria Helena Diniz na obra Código Civil Anotado, 17ª edição – pag.434/435, abaixo copiada: “Evicção é a perda da coisa, por força de decisão judicial, fundada em motivo jurídico anterior, que a confere a outrem, seu verdadeiro dono, com o reconhecimento em juízo da existência de ônus sobre a mesma coisa, não denunciado oportunamente no contrato".

Previsão Legal

O nosso Código Civil indica o posicionamento legal, referente à evicção ocorrida na aquisição do bem, de forma onerosa, nos artigos 447 a 455 e 457.

Observação

Dessa forma, as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. Além disso, nesse site o leitor ou a leitora encontra textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Tranquilamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui. Para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube Clique aqui.

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo. Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.