Possibilidade de cobrança por ato praticado por procuração Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Possibilidade de cobrança por ato praticado por procuração

Últimos Posts

Possibilidade de cobrança por ato praticado por procuração

Assinatura de documento
Assinatura de Documento - Foto: Estoque PowerPoit


Procuração. Esse é o tema dessa postagem. 

Mais especificamente; é possível a cobrança por ato praticado por procuração?

Sim, é possível a cobrança por ato praticado por procuração, quando, esse ato estiver vinculado ao ofício ou profissão lucrativa daquele que recebeu a procuração. Essa é a ordem do artigo 658, do Código Civil. Assim, é a ordem legal: “O mandato presume-se gratuito quando não houver sido estipulada retribuição, exceto se o seu objeto corresponder ao daqueles que o mandatário trata por ofício ou profissão lucrativa”.

Explicações importantes

A relação fica complicada quando, o mandante, que não paga as despesas e o valor do trabalho do mandatário. Com efeito, para essa situação, o mandatário tem o direito de reter, do objeto da operação que lhe foi cometida, quanto baste para pagamento de tudo que lhe for devido em consequência do mandato, essa é a ordem do artigo 664, do Código.

Nesse sentido, mandante é quem dá os poderes a alguém, através de procuração, para agir como seu representante.

Por outro lado, mandatário é quem recebe poderes, através de procuração, para agir como representante de outra pessoa.

De forma simples, a procuração é a forma como alguém faz uma tarefa solicitada por outra pessoa. Literalmente, o artigo 653, do nosso Código Civil ordena: "A procuração é o instrumento do mandato". Nesse sentido, mandato é a entrega de poderes que uma pessoa passa para outra pessoa, para em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. Essa é a ordem, também, do artigo 653, do Código Civil.

Final

Dessa forma, a lei responde à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. 

O objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e objetiva, o tema aqui colocado. 

Para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.