Quando o testamenteiro pode ser nomeado inventariante - no processo judicial de inventário de pessoa falecida? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Quando o testamenteiro pode ser nomeado inventariante - no processo judicial de inventário de pessoa falecida?

Últimos Posts

Quando o testamenteiro pode ser nomeado inventariante - no processo judicial de inventário de pessoa falecida?

Quando o testamenteiro pode ser nomeado inventariante - no processo judicial de inventário de pessoa falecida?


O tema dessa postagem está relacionado à responsabilidade de alguém tomar as iniciativas necessárias, para a transmissão dos bens de pessoa falecida que fez testamento em vida. Mais especificamente; quando o testamenteiro pode ser nomeado inventariante, processo judicial de inventário de pessoa falecida?

Sobre o inventariante

Primeiramente é importante explicar que inventariante é a pessoa encarregada de identificar, arrolar, avaliar, administrar e partilhar os bens deixados pela pessoa falecida. Essas atribuições do inventariante são exercidas através de procedimento denominado inventário e partilha.

Assim, Inventário e partilha de bens é um procedimento que visa relacionar, avaliar e dividir os bens, deixados por pessoa falecida entre seus herdeiros ou legatários. Nesse sentido, esse procedimento pode ser feito pela via judicial ou extrajudicial. O nosso Código de Processo Civil disciplina sobre as disposições gerais do inventário e da partilha, nos artigos 610 a 614.

Transmissão dos bens da pessoa falecida para seus sucessores

A pessoa que tem bens, para deixar à outras, após a sua morte, pode escolher como quer transmitir seus bens, fazendo um testamento. Assim, testamento é o ato, pelo qual, a pessoa capaz, maior de dezesseis anos, manifesta sua última vontade. Com efeito, no testamento, a pessoa declara como quer o destino de seu patrimônio, para depois de sua morte. 

Pessoa que faz o testamento

Nesse sentido, testador é a pessoa que faz um testamento. Além disso, importante explicar, também, que, testamento é o ato pelo qual a pessoa capaz, maior de dezesseis anos, manifesta sua última vontade. Nesse sentido, no testamento, o testador dispõe de seus bens e/ou de outros interesses de caráter não patrimonial, para depois de sua morte.

Sobre o testamenteiro

Com efeito, testamenteiro é a pessoa encarregada de dar cumprimento ao testamento. Com efeito, o testamenteiro é nomeado pelo testador. A rigor, o testador pode nomear um ou mais testamenteiros, para essa função. Com efeito, a nomeação de testamenteiro(s) está prevista no artigo 1.976, do Código Civil. O nosso Código Civil, trata do testamenteiro entre os artigos 1.976 a 1.990. Essa é a essência da resposta à pergunta, feita no título dessa postagem.

Resposta

O testamenteiro pode ser nomeado inventariante na ausência de outras pessoas, indicadas pela lei, para assumirem esse cargo. Além disso, a condição, para a nomeação do testamenteiro, para o cargo de inventariante é a de que, no testamento, lhe tiver sido confiada a administração do espólio ou se toda a herança estiver distribuída em legados. Essa é a ordem do inciso V, artigo 617, do Código de Processo Civil. Assim, antes do testamenteiro, a ordem de preferência, para o cargo de inventariante é a seguinte:  I - o cônjuge ou companheiro sobrevivente, desde que estivesse convivendo com o outro ao tempo da morte deste; II - o herdeiro que se achar na posse e na administração do espólio, se não houver cônjuge ou companheiro sobrevivente ou se estes não puderem ser nomeados; III - qualquer herdeiro, quando nenhum deles estiver na posse e na administração do espólio; IV - o herdeiro menor, por seu representante legal.

Previsão legal

Dessa forma, é a ordem legal: “O juiz nomeará inventariante na seguinte ordem: I - o cônjuge ou companheiro sobrevivente, desde que estivesse convivendo com o outro ao tempo da morte deste; II - o herdeiro que se achar na posse e na administração do espólio, se não houver cônjuge ou companheiro sobrevivente ou se estes não puderem ser nomeados; III - qualquer herdeiro, quando nenhum deles estiver na posse e na administração do espólio; IV - o herdeiro menor, por seu representante legal; V - o testamenteiro, se lhe tiver sido confiada a administração do espólio ou se toda a herança estiver distribuída em legados; VI - o cessionário do herdeiro ou do legatário; VII - o inventariante judicial, se houver; VIII - pessoa estranha idônea, quando não houve";

Final

Por fim, a advogada Ana Lucia Nicolau tem esse site que oferece ao leitor ou à leitora textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui. Para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube Clique aqui.

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo. Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.