Qual o prazo para cobrança de dívida de contrato de cartão de crédito? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Qual o prazo para cobrança de dívida de contrato de cartão de crédito?

Últimos Posts

Qual o prazo para cobrança de dívida de contrato de cartão de crédito?

 

Dívida de Cartão de Crédito
Cartões de Crédito - Foto: Estoque PowerPoint

Explicação inicial

Primeiramente, é importante explicar que, o contrato de cartão de crédito é um documento particular, com cláusulas específicas de obrigações entre os contratantes. Assim, é correta a afirmação de que o contrato para uso de cartão de crédito é um instrumento particular que, gera relação obrigacional entre as partes.

O pagamento na data marcada é obrigação de quem usa o cartão de crédito. O descumprimento dessa obrigação dá a possibilidade da ação de cobrança, pela via judicial.

O prazo para cobrança de dívida de cartão de crédito

A dúvida, colocada na pergunta dessa postagem, é recorrente e gera sempre muita preocupação, inclusive, em virtude de, comumente, serem feitas cobranças extrajudiciais, por empresas que se apresentam como representantes de administradoras de cartões de crédito, visando recebimentos de dívidas antigas. Essa prática de cobrança é recorrente, uma vez que, mesmo decorrido o prazo para a cobrança judicial, não há impedimento legal, para a quitação voluntária da dívida; ou seja, o devedor pagar de livre e espontânea vontade o valor devido.

Efetivamente, é importante explicar que, o prazo para a propositura de ação de cobrança de dívida de cartão de crédito, está relacionado à prescrição. Nesse sentido, prescrição é um instrumento jurídico que, serve para proibir o ingresso de uma ação judicial, fora do prazo estabelecido pela lei, para cada caso concreto.

Para o caso concreto aqui colocado, o Código Civil, no artigo 206, parágrafo 5º, inciso I, determina que prescreve em 05 (cinco) anos, a pretensão de cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular. Assim, como o contrato de cartão de crédito é um instrumento particular, a dívida correspondente não pode mais ser cobrada decorridos 05 (cinco) anos de sua efetivação. Esse prazo é válido tanto para a cobrança judicial com para a cobrança extrajudicial.

Entendimento da Justiça

Nesse sentido, sobre a cobrança, judicial ou extrajudicial, de dívida de cartão de crédito é interessante a decisão tomada pela 13ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na Apelação 1007013-82.2017.8.26.0084, Rel. Des. NELSON JORGE JÚNIOR, j. 05/04/2019, abaixo indicada.

INEXIGIBILIDADE DE DÍVIDA - Dívida prescrita - Impossibilidade de realizar cobrança - Inexigibilidade - Obrigação natural Valor que somente poderia ser pago voluntariamente -Impossibilidade de serem adotadas medidas extrajudiciais: Não é possível exigir dívida prescrita de quem já foi devedor quando alcançado o lapso prescricional, de modo que, se revestindo tal circunstância como obrigação natural, somente poderia ser paga voluntariamente se o fizesse o devedor.

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. 

Certamente, o objetivo dessa postagem é informar e conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e direta.

Nesse blog, também, são postados textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos

Além disso, também, são postados textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo.

Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

 

8 Comentários

  1. Eu gostaria de saber saber levei um golpe da maquinista h de mil reais liguei no banco para cancelar o mais eles querem que eu pague eu só estou pagando o que devo mais já esta em quase e três mil reais não tenho co
    O pagar eu Pago minhas despesas tudo em dia para não pagar juros estou até com depressão por Causa disso por por favor mi ajude o que eu for nunca tive nome sujo me ajude por favor

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa matéria. Confesso que desconhecia e me foi muito útil.

    ResponderExcluir
  3. Divida pública também segue as mesmas regras?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.