Quando é obrigatório o Regime da Separação de Bens no Casamento? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Quando é obrigatório o Regime da Separação de Bens no Casamento?

Últimos Posts

Quando é obrigatório o Regime da Separação de Bens no Casamento?

Alianças
Alianças - Foto: Estoque PowerPoint


Regime da separação obrigatória de bens no casamento. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; quando é obrigatório o regime da separação de bens no casamento?

Explicação inicial

Regime de bens, entre pessoas casadas, é o conjunto de regras que regem os interesses econômicos e patrimoniais do casal. Com efeito, os nubentes, que são as pessoas com casamento pretendido,  através de documento denominado pacto antenupcial, podem estipular quanto aos seus bens, escolhendo um dos quatro os regimes de bens oferecidos pela lei. Essa é a ordem do artigo 1.639, do Código Civil. Nesse sentido os regimes de bens no casamento são: Regime da Comunhão Parcial, Regime da Comunhão Universal, Regime da Participação Final nos Aquestos e Regime da Separação de Bens. Porém, existem exceções, indicadas no artigo 1.641, do nosso Código Civil, que impedem a escolha do regime de bens, pelos nubentes. Ou seja, pela ordem legal, ocorrendo um ou mais desses motivos, torna-se obrigatório o regime da separação de bens no casamento.

Obrigatoriedade do Regime da Separação de Bens

Assim, é obrigatório o regime da separação de bens no casamento: I - das pessoas que o contraírem com inobservância das causas suspensivas da celebração do casamento; II – da pessoa maior de 70 (setenta) anos; III - de todos os que dependerem, para casar, de suprimento judicial. Essa é a ordem do artigo 1.641, do nosso Código Civil.

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. 

Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. 

Além disso, nesse site o leitor ou a leitora encontra textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. 

Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. 

Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui. Para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube Clique aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.