Decisão do STJ - É de dez anos o prazo para o pedido de reembolso de despesas médico-hospitalares - plano de saúde ou seguro saúde Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Decisão do STJ - É de dez anos o prazo para o pedido de reembolso de despesas médico-hospitalares - plano de saúde ou seguro saúde

Últimos Posts

Decisão do STJ - É de dez anos o prazo para o pedido de reembolso de despesas médico-hospitalares - plano de saúde ou seguro saúde

É de dez anos o prazo para o pedido de reembolso de despesas médico-hospitalares - plano de saúde ou seguro saúde


Prazo para o pedido de reembolso de despesas médico-hospitalares. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; decisão do STJ determinando que é de dez anos o prazo para o pedido de reembolso de despesas médico-hospitalares -plano de saúde ou seguro saúde.

Sobre a decisão

Interessante decisão, tomada Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça, REsp 1.756.283-SP, entendendo que é de dez anos o prazo para o pedido de reembolso de despesas médico-hospitalares, alegadamente cobertas pelo contrato de plano de saúde ou de seguro saúde, mas, que não foram adimplidas pela operadora.

Sobre o entendimento do julgado

Nesse sentido, ficou indicado na decisão que, conforme a jurisprudência do STJ, não incide a prescrição ânua própria das relações securitárias nas demandas em que se discutem direitos oriundos de planos de saúde ou de seguros saúde, dada a natureza sui generis desses contratos. Além disso a pretensão reparatória da ação julgada,  também, não se confunde com aquela voltada à repetição do indébito decorrente da declaração de nulidade de cláusula contratual (estipuladora de reajuste por faixa etária), que foi debatida pela Segunda Seção, por ocasião do julgamento dos Recursos Especiais 1.361.182/RS e 1.360.969/RS, que observaram o rito dos repetitivos.

Assim, diante da inexistência de norma prescricional específica que abranja o exercício da pretensão de reembolso de despesas médico-hospitalares supostamente cobertas pelo contrato de plano de saúde, que não se confunde com a pretensão de ressarcimento de enriquecimento sem causa, deve incidir a regra da prescrição decenal estabelecida no artigo 205 do Código Civil de 2002.

Final

Por fim, a advogada Ana Lucia Nicolau tem esse site que oferece ao leitor ou à leitora textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui. Para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube Clique aqui.

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo. Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.