Decisão do TJSP - condenação de hospital público - por conduta irregular que acarretou a perda da visão de bebê - Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Decisão do TJSP - condenação de hospital público - por conduta irregular que acarretou a perda da visão de bebê -

Últimos Posts

Decisão do TJSP - condenação de hospital público - por conduta irregular que acarretou a perda da visão de bebê -

 

condenação de hospital público ao pagamento de indenização, por conduta irregular que acarretou a perda da visão de bebê

Condenação de hospital público. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; condenação de hospital público ao pagamento de indenização, por conduta irregular que acarretou a perda da visão de bebê. Decisão do TJSP.

Sobre a Decisão

Interessante decisão, tomada da 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, na Apelação nº 1009166-55.2015.8.26.0344, mantendo condenação de hospital público de Marília/SP, por conduta irregular que acarretou a perda da visão de um bebê nascido prematura. A condenação é de o hospital pagar indenização de 100 salários mínimos por danos morais, cerca de R$ 17 mil por danos materiais e pensão vitalícia de um salário mínimo para a criança.

Situação Específica do Caso

No caso analisado, o hospital realizou o exame obrigatório de “fundo de olho” na recém-nascida uma única vez e não o repetiu na ocasião da alta hospitalar, como era devido. Assim, não foi diagnosticada a doença que acometia a criança de retinopatia da prematuridade e que lhe acarretou perda total da visão.

Entendimento do Julgado

O entendimento foi o de que, o laudo pericial comprova o nexo de causalidade entre o fato e o dano, ou seja, “a ausência de novo exame fez com que a patologia da menor evoluísse com descolamento de retina e perda visual”. Assim, não há dúvidas quanto ao dever de indenizar.

Divulgação da Decisão

A decisão foi divulgada no site do TJSP, em uma notícia com o título “Hospital público indenizará e pagará pensão vitalícia para recém-nascida que perdeu a visão”.

Final

Por fim, a advogada Ana Lucia Nicolau tem o blog e o site que oferecem ao leitor ou à leitora textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Clique aqui para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube.

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo. Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.

Se quiser, compartilhe essa postagem clicando nos botões das redes sociais abaixo.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.