Decisão do STJ reconhece direito de militar transexual de aposentadoria no último posto da carreira - Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Decisão do STJ reconhece direito de militar transexual de aposentadoria no último posto da carreira -

Últimos Posts

Decisão do STJ reconhece direito de militar transexual de aposentadoria no último posto da carreira -

 

Reconhece direito de militar transexual de aposentadoria no último posto da carreira

Direito de pessoa transexual. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; decisão do STJ reconhece direito de transexual se aposentar no último posto da carreira militar no quadro de praças, o de subtenente.

Sobre a decisão

Interessante decisão, tomada pela Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça, no AREsp 1.552.655/DF, confirmando decisão que reconheceu o direito, da primeira transexual dos quadros da Força Aérea Brasileira (FAB), de se aposentar no último posto da carreira militar no quadro de praças, o de subtenente. 

Nesse sentido foi garantido direito à militar de permanecer no imóvel funcional da FAB, até que seja implantada a aposentadoria integral como subtenente, com determinação de reembolso da multa por ocupação irregular, imposta pela Aeronáutica.

Sobre o caso

O caso trata de situação da militar Maria Luiza da Silva, reconhecida como primeira transexual dos quadros da Força Aérea Brasileira (FAB), que, de forma prematura e ilegal, foi posta na reserva, após ter realizado cirurgia de mudança de sexo. Esse fato, retirou da militar, oportunidade de progredir na carreira.

Entendimento do Julgado

O entendimento foi o de que, o direito às promoções é automático em caso de anulação do ato que o excluiu dos quadros ou o conduziu à inatividade, independentemente, por conseguinte, de pedido expresso.

Divulgação da decisão

A decisão foi divulgada, no site do STJ, em uma notícia com o título “Colegiado confirma direito da primeira transexual da FAB a se aposentar como subtenente”.

Final

Por fim, a advogada Ana Lucia Nicolau tem o blog e o site que oferecem ao leitor ou à leitora textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Clique aqui para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube.

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo. Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.

Se quiser, compartilhe essa postagem clicando nos botões das redes sociais abaixo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.