Prazo de locação de imóvel em qualque cidade do Brasil Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Prazo de locação de imóvel em qualque cidade do Brasil

Últimos Posts

Prazo de locação de imóvel em qualque cidade do Brasil

Chave de porta de casa
Chave de porta de casa - Foto: Estoque PowerPoint



Existe previsão legal que obrigue o prazo de trinta meses, para a locação de imóvel, com finalidade residencial ou comercial, em qualquer cidade brasileira?

Prazo de locação em imóvel urbano

Muitas pessoas acreditam que existe ordem legal, indicando a obrigatoriedade de prazo de trinta meses, para a locação de imóvel, com finalidade residencial ou comercial, em qualquer cidade brasileira.

No entanto, não existe previsão legal que obrigue o prazo de trinta meses, para qualquer tipo de locação em qualquer cidade do brasil. Nesse sentido, a locação pode ser ajustada por qualquer prazo, dependendo de vênia do cônjuge; ou seja, consentimento do marido ou da esposa, se igual ou superior a dez anos. Essa, é a ordem do artigo 3º, da lei 8.245/91, conhecida como a lei do inquilinato.

Devolução do imóvel antes do término do contrato de locação

Com efeito, o locatário pode devolver o imóvel alugado, antes da data do término do contrato, porém, deve pagar multa pactuada no contrato, ou, na sua falta, a que for estipulada em ação judicial. Nesse sentido, a multa convencionada não deve exceder a soma dos valores dos aluguéis, a receber, até o termo final da locação. A previsão sobre a devolução do imóvel, pelo locatário, antes do prazo estipulado em contrato, está no artigo 4º, da lei do inquilinato e o parâmetro que limita o valor da multa está no parágrafo 2º, artigo 54-A, também, da lei do inquilinato.

Importante informar que, o locatário ficará dispensado da multa se a devolução do imóvel decorrer de transferência, pelo seu empregador, privado ou público, para prestar serviços em localidades diversas daquela do início do contrato, e se notificar, por escrito, o locador com prazo de, no mínimo, trinta dias de antecedência. Essa é a ordem do parágrafo único, desse mesmo artigo 4º, da lei do inquilinato.

Impossibilidade do locador de reaver o imóvel antes do término do contrato

Para finalizar, também é importante informar que é ordem expressa do artigo 4º, da lei do inquilinato, a proibição de que o locador não poderá reaver o imóvel alugado, durante o prazo estipulado para a duração do contrato.

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. 

O objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e objetiva, o tema aqui colocado. 

Para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.