Perda da validade da procuração. O que você precisa saber? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Perda da validade da procuração. O que você precisa saber?

Últimos Posts

Perda da validade da procuração. O que você precisa saber?

Assinatura de Procuração
Assinatura de Procuuração - Foto: Estoque Powerpoint


Validade da procuração. Esse é o tema dessa postagem. 

Mais especificamente; a procuração perde a validade, pela interdição de quem assinou esse documento?

A interdição de uma pessoa que deu ou recebeu poderes, para praticar atos ou administrar interesses, é motivo para extinção do mandato, e, consequentemente, deixa de ter validade a procuração correspondente. Essa é a ordem do inciso II, do artigo 682, do Código Civil.

Outras informações

É importante explicar que a procuração é o instrumento do mandato e que, o mandato tem função de alguém dar, à outra pessoa, poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. Além disso, é importante explicar, também, que a pessoa interditada teve declarada, pela via judicial, sua incapacidade para administrar seus bens e, se for o caso, para praticar atos de sua vida civil, por qualquer um dos motivos indicados pela lei, ficando sujeita à curatela, que é a função exercida pelo curador, para a proteção da pessoa e dos bens do interditado.

Pessoas que estão sujeitas a curatela

Nesse sentido, a lei indica os motivos que, são as condições para possibilitar o pedido de interdição. Assim, a pessoa declarada incapacitada de administrar seus bens ou de praticar atos da vida civil, fica sujeita à curatela. O curador é a pessoa que exerce a função de curatela, para a proteção da pessoa e dos bens do interditado. Além disso, é importante indicar que, o nosso Código Civil trata dos interditos nos artigos 1.767 a 1.778. O artigo 1.767 indica quem são as pessoas que estão sujeitas a curatela. Assim, estão sujeitos à curatela: A) aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade; B) os ébrios habituais e os viciados em tóxico; C) os pródigos.

Final

Dessa forma, a lei responde à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. 

O objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e objetiva, o tema aqui colocado. 

Para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.