Estatuto do Idoso - agora - chamado Estatuto da Pessoa Idosa Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Estatuto do Idoso - agora - chamado Estatuto da Pessoa Idosa

Últimos Posts

Estatuto do Idoso - agora - chamado Estatuto da Pessoa Idosa

 

Estatuto da Pessoa Idosa
Grupo de Idosas - Foto: Estoque PowerPoint


O Estatuto da Pessoa Idosa

A Lei 10.741/03, conhecida como Estatuto do Idoso, foi modificada no final de julho de 2022, pela Lei 13.423/22. A partir dessa modificação, os direitos, assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, passaram a ser regulados por lei denominada Estatuto da Pessoa Idosa.

Ordens da lei

Nesse sentido, a ementa da lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, passou a vigorar com a seguinte redação: “Dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e dá outras providências”. 

Além disso, a lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, passou a vigorar com as seguintes alterações: “Art. 1º É instituído o Estatuto da Pessoa Idosa, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos”. Essa é a ordem do artigo 2º da lei 13.423/22.

Reflexão sobre o tema

Com efeito, é mais coerente ser chamada de Estatuto da Pessoa Idosa a lei que regula os direitos de todas as pessoas a partir dos 60 (sessenta) anos de idade. Anteriormente, o nome Estatuto do Idoso, muitas vezes, dava a impressão de que, essa lei era válida, apenas, para os homens.

Final

Essa postagem tem a finalidade de informar sobre o assunto aqui colocado; no entanto, nesse blog, também, são postados outros textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos.

Além disso, também, são publicados textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo.

Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.